Resumo

Título do Artigo

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO: UMA ANÁLISE EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO
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Palavras Chave

Planejamento e Controle da Produção; Gestão da Produção; Gestão de processos
Planning and production control; Production Management; Processes management

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores

Nome
1 - Vanusa Carvalho Ferreira
Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA - Sede
2 - Steffani Nikoli Dapper
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
3 - Daniel Fonseca Marques
Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA - Sede
4 - Matheus Machado Laurini
Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA - Sede
5 - Lúcio Dalcin
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Reumo

Para uma empresa do ramo alimentício a gestão da produção é de extrema relevância para o seu crescimento. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar como o Planejamento e o Controle da Produção (PCP) podem auxiliar na melhoria da gestão da produção de uma empresa do ramo alimentício. O método de pesquisa utilizado foi de natureza aplicada e cunho descritivo. Para a coleta de dados da fase qualitativa foi aplicada uma entrevista semiestruturada com o gestor da organização e para a fase quantitativa foram analisados os dados da produção e de vendas. Foi realizado o mapeamento dos processos dos dois produtos mais vendidos e cronometrado o seu tempo de produção. Pode-se identificar, como resultado, que a empresa não usava os métodos de controle de vendas ou de produção, e que os dois produtos mais vendidos são o pastel frito e o pastel assado. Foi possível mensurar uma queda na demanda esperada para os próximos meses e identificar os recursos necessários para estes dois produtos.
For a food company, production management is extremely relevant to its growth. This work aimed to analyze how Production Planning and Control (PCP) can help improve the production management of a food company. The research method used was of an applied nature and descriptive. For the collection of data from the qualitative phase, a semi-structured interview was applied with the manager of the organization and for the quantitative phase, the production and sales data were analyzed. The processes of the two most sold products were mapped and their production time was timed. It can be identified, as a result, that the company did not use sales or production control methods, and that the two best-selling products are fried pastry and baked pastry. It was possible to measure a drop in demand expected in the coming months and to identify the resources needed for these two products.