Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS EM CERVEJARIAS ARTESANAIS SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão da Inovação. Inovação Aberta. Cerveja Artesanal.
Innovation management. Open Innovation. Craft Beer.

Área

Inovação

Tema

Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual

Autores

Nome
1 - Leonardo Jacques
-
2 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale - Mestrado em Administração
3 - Moema Pereira Nunes
-
4 - Vanessa Theis
Universidade Feevale - PPG em Qualidade Ambiental

Reumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os processos organizacionais em cervejarias pertencentes à Rota das Cervejarias Artesanais no estado do Rio Grande do Sul, sob a ótica da inovação. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais de empresas produtoras de cerveja artesanal, como mestres cervejeiros e sommeliers. A pesquisa foi complementada com o levantamento documental e observação não participante in loco. Os dados empíricos foram submetidos à análise de conteúdo, no sentido de evidenciar como ocorrem os processos organizacionais à luz da inovação. Como principais resultados, destaca-se que a inovação é considerada como um elemento de vantagem competitiva, visto que os entrevistados entendem que a inovação contribui para diferenciarem-se da concorrência, que tem apresentado crescimento substancial ao longo dos últimos anos. Ademais, verificou-se a importância das parcerias e das redes de colaboração para desenvolvimento do conceito inovação.
This research aims to analyze the organizational processes in breweries belonging to the Rota das Cervejarias Artesanais in the state of Rio Grande do Sul, from the perspective of innovation. Empirical data were collected through semi-structured interviews with professionals from craft beer production companies, such as master brewers and sommeliers. The research was complemented with the documentary survey and non-participant observation in loco. Empirical data was submitted to content analysis, in order to show how organizational processes occur in the light of innovation. As main results, it stands out that innovation is considered as an element of competitive advantage, since the interviewees understand that innovation contributes to differentiate themselves from the competition, which has shown substantial growth over the last few years. In addition, the importance of partnerships and collaboration networks was verified for the development of the innovation concept.