Resumo

Título do Artigo

AS OPORTUNIDADES PARA OS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS FRENTE AS NECESSIDADES DAS ORGANIZAÇÕES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Necessidades das organizações. Serviços contábeis. Futuro da contabilidade.
Organizations' needs. Accounting services. Accounting future.

Área

Contabilidade

Tema

Temas Emergentes em Contabilidade

Autores

Nome
1 - Mylena Chaves Brik
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Frederico Westphalen - Campus de Frederico Westphalen
2 - Gilson Henrique Panosso
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Frederico Westphalen - Frederico Westphalen/RS

Reumo

A inserção tecnológica, nas mais diversas áreas do conhecimento, tem provocado intensas mudanças no mercado de trabalho, exigindo que os profissionais se mantenham atentos às alterações a fim de que suas práticas estejam coerentes com as necessidades do mercado em que atua. Evidentemente a profissão contábil não se encontra alheia a estas mudanças e neste contexto o presente estudo busca prognosticar as oportunidades para os profissionais contábeis frente às necessidades das organizações. Para adequado alcance do objetivo proposto foi realizada pesquisa de levantamento junto a empresas situadas na área de abrangência da URI, campus de Frederico Westphalen, RS, sendo os resultados obtidos abordados de forma predominantemente qualitativa. A partir do desenvolvimento deste estudo verificou-se que o mercado demanda de profissionais capazes de fornecer informação contábil útil tanto para empresários habituados à utilização de plataformas digitais quanto para aqueles que ainda estão começando a utilizar a tecnologia no meio profissional, contribuindo de forma efetiva nos processos de tomada de decisão das organizações e impulsionando o crescimento das mesmas.
Technology insertion, in the most diverse areas of knowledge, has caused intense changes in the labor market, demanding that the professionals keep an eye out for changes so that their practices are consistent with the needs of the market in which it operates. The accounting profession is not unaware of these changes, and in this context, this study aims to predict the opportunities for accounting professionals because of the organization’s needs. For the adequate achievement of the proposed aim a survey was carried out with companies located in the area covered by the URI, campus of Frederico Westphalen, RS, the results obtained were approached in a predominantly qualitative way. From the development of this study, it was found that the market demands professionals capable of providing useful accounting information both for entrepreneurs accustomed to using digital platforms, as for those who are still starting to use technology in the professional environment, effectively contributing to organizations' decision-making processes and driving their growth.