Resumo

Título do Artigo

OS ESTILOS DE LIDERANÇA E A SUA RELAÇÃO COM O ENGAJAMENTO NO TRABALHO DE PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DE SANTA MARIA/RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Engajamento no trabalho; Estilos de liderança; IES;
Engagement at work; Leadership styles; HEI;

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Mariana Brasil Dutra
Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA - Santa Maria
2 - Steffani Nikoli Dapper
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
3 - Matheus Machado Laurini
Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA - Sede
4 - Daniel Fonseca Marques
Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA - Sede
5 - Lúcio Dalcin
-

Reumo

O presente artigo teve como objetivo geral analisar a relação dos estilos de liderança com o engajamento no trabalho dos professores em uma Instituição de Ensino Superior Privada de Santa Maria/RS. Para tanto, caracteriza-se como descritiva e quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado três questionário dividido em três partes: Parte 1: dados pessoais e ocupacionais, que foi composta por questões, para obtenção de informações sobre os respondentes: idade, sexo, escolaridade, graduação, tempo de carreira na docência e tempo de atuação na Instituição em análise. Na parte II, foi utilizada a escala de avaliação de engajamento no trabalho – EEGT. Na parte III, utilizou-se o Questionário Multifactorial de liderança. A amostra da pesquisa contemplou 16 professores de Administração. Diante do exposto, analisou-se que existe um nível elevado de engajamento no trabalho Dos respondentes, e o estilo de liderança que encontra-se mais presente é o transformacional, notou-se também que não existe falta de liderança entre os entrevistados o chamado laissez-faire.
This article aimed to analyze the relationship between leadership styles and engagement in the work of teachers in a Private Higher Education Institution in Santa Maria / RS. Therefore, it is characterized as descriptive and quantitative. For data collection, three questionnaires divided into three parts were used: Part 1: personal and occupational data, which was composed of questions, to obtain information about the respondents: age, sex, education, graduation, teaching career time and time in the institution under analysis. In part II, the EEGT work engagement assessment scale was used. In part III, the Multifactorial Leadership Questionnaire was used. The research sample included 16 Administration professors. Given the above, it was analyzed that there is a high level of engagement in the work Of the respondents, and the leadership style that is most present is the transformational one, it was also noted that there is no lack of leadership among the interviewees called laissez -faire.