Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE MODELO DE NEGÓCIO SOCIAL INCLUSIVO VISANDO ESTUDANTES EM CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE ECONÔMICA.
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Palavras Chave

Business Model Canvas, Negócio Social, Setor 2.5
Business Model Canvas, Social Business, Sector 2.5

Área

Inovação

Tema

Modelos de Negócios Inovadores

Autores

Nome
1 - Camila Nóbrega da Silva
-
2 - Mauricio Nunes Macedo de Carvalho
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Bagé

Reumo

O ingresso e a permanência dos discentes em condição de vulnerabilidade socioeconômica têm preocupado as universidades. Neste sentido, com vista em reduzir as desigualdades sociais no âmbito acadêmico, o presente trabalho se vale do empreendedorismo social desenvolvido no Setor 2.5, que mistura atividades lucrativas e impacto social positivo nas populações de baixa renda. O mesmo teve por objetivo, propor um Modelo de Negócio, desenvolvido com o auxílio do Business Model Canvas. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados por entrevista semiestruturada com representante de instituições de classe na cidade de Bagé (RS). O empreendimento proposto visa aproximar estudantes universitários e as empresas que, ao investir no desenvolvimento de projetos acadêmicos aplicados, geram um beneficiamento mútuo. De um lado, para a empresa, a interação pode gerar oportunidades de melhoria com baixo investimento e, de outro, para as universidades, os estudantes que participam destas ações, conseguem complementar sua renda e obter melhor formação acadêmica para atuação no mercado de trabalho.
The entry and permanence of students in a condition of socioeconomic vulnerability has worried universities. In this sense, with a view to reducing social inequalities in the academic sphere, the present work draws on the social entrepreneurship developed in Sector 2.5, which mixes profitable activities and positive social impact on low-income populations. The objective was to propose a Business Model, developed with the help of the Business Model Canvas. Methodologically, the study is characterized as an exploratory research, with a qualitative approach, where the data were collected by semi-structured interview with representative of class institutions in the city of Bagé (RS). The proposed undertaking aims to bring together university students and companies that, by investing in the development of applied academic projects, generate mutual benefit. On the one hand, for the company, interaction can generate opportunities for improvement with low investment and, on the other, for universities, the students who participate in these actions are able to supplement their income and obtain better academic training to work in the labor market.