Estratégias de Entrada e Expansão em Mercados Internacionais
Autores
Nome
1 - Juciele Marta Baldissarelli Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Campus de Caçador
2 - Larissa kvitko Universidade Regional de Blumenau - FURB - Blumenau
Reumo
A relação entre inovação e internacionalização está se tornando cada vez mais importante para as organizações. As empresas, rompem barreiras físicas para inovar e internacionalizar. Desta maneira, o estudo possuiu como objetivo compreender a relação entre inovação e internacionalização, por meio de um estudo de caso, conduzido em uma empresa do ramo moveleiro, localizada no estado de Santa Catarina. A referida pesquisa qualitativa, utilizou-se para a coleta de informações, de um modelo de Chiva, Ghauri e Alegre (2014), adaptado para o objetivo do estudo. Como resultado, obteve-se que a empresa investigada, possui outras prioridades como manter o número de vendas e possuir o melhor preço do mercado, enquanto fatores relacionados a inovações incrementais ou radicais são adotados somente quando solicitados pelo próprio mercado de consumidores. Desta forma, na referida organização, conclui-se que a internacionalização não possui relação direta com a inovação, seja ela incremental ou radical.
The relationship between innovation and internationalization is becoming increasingly important for organizations. Companies break physical barriers to innovate and internationalize. Thus, the study aimed to understand the relationship between innovation and internationalization, through a case study, conducted in a company in the furniture industry, located in the state of Santa Catarina. This qualitative research was used to collect information, using a model by Chiva, Ghauri and Alegre (2014), adapted for the purpose of the study. As a result, it was found that the investigated company has other priorities, such as maintaining the number of sales and having the best price on the market, while factors related to incremental or radical innovations are adopted only when requested by the consumer market itself. Thus, in that organization, it is concluded that internationalization has no direct relationship with innovation, be it incremental or radical.