Resumo

Título do Artigo

Educação ambiental no ensino superior: uma revisão bibliográfica sobre o tema
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação ambiental. Ensino superior. Levantamento bibliográfico.
Environmental education. Higher education. Bibliographic survey.

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Thiago Favarini Beltrame
UNIFRAN - Universidade de Franca - Porto Alegre
2 - Fernanda Miranda Zoppas
Universidad Nacional del Litoral - Facultad de Ingeniería Química
3 - CAROLINA DE MORAES DA TRINDADE
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Escola de Química e Alimentos

Reumo

A educação ambiental passou a ser uma disciplina ou tópico fundamental nos mais diversos cursos de graduação. Estudos devem ser realizados com o intuito de identificar como essas disciplinas, ou os conceitos relativos à mesma vem sendo trabalhados nos mais diversos setores. Neste estudo, busca-se, por meio de uma revisão bibliográfica, identificar como as questões voltadas à educação ambiental são tratadas a nível de educação superior. Um cidadão consistente sobre os conceitos relativos à educação ambiental evita que o meio ambiente seja contaminado, favorece um desenvolvimento sustentável e passa a ser uma referência para gerações futuras, no que diz respeito aos aspectos ambientais. Nesse estudo foi verificado que faltam exposições de exemplos práticos aos discentes dos cursos de graduação e quando utilizado somente livros, identificou-se que os docentes acreditam que os mesmos não fornecem as ferramentas completas para um bom entendimento do tema. Houve abordagens sobre educação ambiental em cursos que estão mais voltados à realidade ambiental, como geografia e ciências biológicas, porém o tema foi abordado até mesmo em cursos de educação física, mostrando que interdisciplinaridade está ligada ao tema de educação ambiental.
Environmental education has become a fundamental subject or discipline in a lot of undergraduate courses. Studies must be carried out in order to identify how this discipline or concepts related have been worked in the undergraduate curses. In this study, through a bibliographical review, it was identified how the issues of environmental education were showed at the level of higher education. A conscious citizen on the concepts related to environmental education avoids the environmental contamination, favors a sustainable development and becomes a reference for future generations, regarding the environmental aspects. In this study it was verified that there are no exhibitions of practical examples for undergraduate students about the theme and according to the teachers, when only books were utilized, this one not provided the complete tools for a good understanding of the subject. There have been approaches on environmental education in courses such as geography, biological sciences and physical education courses, showing the interdisciplinarity of environmental education.