4ª Mostra Científica Ecoinovar

Título do Artigo

ENQUADRANDO A PANDEMIA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Cláudia Letícia de Castro do Amaral
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Colégio Politécnico da UFSM

Professor Colaborador

Nome
Márcia Lenir Gerhardt

Autores

Nome
Gustavo Bender Barbosa da Silveira
Larissa Toniolo
Nicolas Righi de Franceschi
Pedro Bermudes Costa Beber

Escola

Colégio Politécnico da UFSM

Tipo de Ensino

Pública

Categoria

Ensino Médio

Reumo

Este trabalho busca a apresentar os resultados de um projeto de ensino desenvolvido no âmbito do Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM durante o período de afastamento social devido à pandemia de Covid-19. Desenvolveu-se uma proposta interdisciplinar na área de Linguagens visando à produção crítica de quadrinhos sobre o contexto pandêmico. Como metodologia, foram realizadas oficinas, palestra, leituras, escrita e apresentações virtuais. Busca-se, no encaminhamento do projeto, socializar as produções através da criação de um Museu Virtual de Artes e Linguagens, adaptando- nos ao dito como "novo normal". O projeto ainda está em andamento, mas já apresentou resultados satisfatórios quanto ao objetivo de “estudar o gênero discursivo história em quadrinhos quanto formatos e funções sociais nas disciplinas da área de Linguagens, a fim de que os estudantes possam produzir criticamente sobre a pandemia de Covid-19 em língua materna e estrangeira, através da expressão multimodal, própria do gênero”.

Palavras Chave

interdisciplinaridade - pandemia - quadrinhos


Comentários

Flávia Gonçalves Moreira - 19/11/2020 às 23:18

Trabalho inspirador!!!

Lucas bermudes dos Santos Silva - 19/11/2020 às 23:10

Trabalho formidável!!!

Jean Brasil Barboza da Silveira - 19/11/2020 às 23:06

Trabalho relevante e de grande importância! Parabéns aos alunos pelo empenho!

Roberta bermudes dos Santos Silva - 19/11/2020 às 23:06

Essencial para a produção do conhecimento, principalmente na educação básica. Excelente iniciativa!!!

Maria Eduarda Bermudes - 19/11/2020 às 23:05

Excelente trabalho!!!

Janaína Bender da Rosa - 19/11/2020 às 23:00

Excelente iniciativa, parabéns a todos pelo ótimo trabalho!

isabelle lopes bermudes - 19/11/2020 às 22:53

parabéns pelo protejo maravilhoso!! muito bom!!

Rogério bermudes - 19/11/2020 às 22:47

Excelente trabalho e parabéns a equipe!

Rejane Bermudes Costa Beber - 19/11/2020 às 22:41

Trabalho significativo e produtivo, parabéns a toda equipe!

Andre Avelino Costa Beber - 19/11/2020 às 22:39

Excelente compreensão do assunto no contexto de pandemia. Parabéns!

Maria Clara Bermudes Costa Beber - 19/11/2020 às 22:37

Parabéns pelo trabalho! Uma proposta muito interessante!

Kamila Frizzo - 19/11/2020 às 16:04

Show!! Muito bom!

Arthur Meneghetti Anversa - 19/11/2020 às 14:23

Projeto muito bom! Parabéns pelo desempenho.

Lizane Maria - 19/11/2020 às 14:18

Muito interessante o projeto!! Parabéns!

Ana Júlia Limberger Nedel - 19/11/2020 às 13:35

Trabalho incrível, parabéns pra todos!!!

Eduardo Vieira Romano - 19/11/2020 às 13:34

Muito bom o projeto, parabéns!

Luana Cardoso Ardaves - 19/11/2020 às 13:30

Ótimo trabalho, parabéns!

Luíza Pacheco Pozzebon - 19/11/2020 às 12:59

Projeto incrível! Parabéns!

JOANNA BORBA MORAES - 19/11/2020 às 12:41

Parabéns pelo projeto!

Lorenzo Tascheto - 19/11/2020 às 09:51

Parabéns pelo projeto!

Edilen Tamar Popsin Michels - 19/11/2020 às 09:26

As ferramentas utilizadas para a interação contribuiu muito para o aprendizado e engajamentos dos alunos. Parabéns pela iniciativa!!

Jordana Marques Kneipp - 19/11/2020 às 02:03

Excelente projeto! A apresenta uma proposta interdisciplinar na área de Linguagens no contexto da pandemia, sendo muito atual e relevante. Parabéns!

Márcia Gerhardt - 18/11/2020 às 17:24

parabéns Educandos pelo empenho e dedicação de vcs. Ótimo trabalho. Abr

João Antônio Gomes Pereira - 17/11/2020 às 12:21

Em tempos de pandemia e pela complexidade da situação é importante a visão dos temas relacionados sobre diferentes ângulos e linguagens que possibilitem uma compreensão mais apurada. O tratamento interdisciplinar é pertinente e um olhar crítico pode sinalizar contribuições para avanços e entendimentos. Parabéns pela iniciativa e trabalho.

GILNEI LUIZ DE MOURA - 17/11/2020 às 10:29

O trabalho tem um tema atual e relevante. O mérito de se buscar alternativas para atividades de ensino é enorme. O certo é que estamos todos nos reinventando e ainda tentando manter a saúde física e mental. Assim parabéns aos autores desse trabalho.

Cristiano Sausen Soares - 17/11/2020 às 10:00

Nesse período de pandemia, muitas atividades precisaram se reinventar, e com as atividades de ensino não foi diferente. Para manter os alunos engajados e motivados, os professores necessitaram desenvolver projetos inovadores para transmitir os conhecimentos e conteúdos. Assim, destaca-se o trabalho apresentado, com criatividade e interdisciplinaridade. Parabéns aos participantes!!!