4ª Mostra Científica Ecoinovar

Título do Artigo

O Uso de Arduíno para a Construção dos Conhecimentos Científicos
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Ariane Prates Brum
Prefeitura Municipal de Santa Maria - EMEF Aracy Barreto Sacchis

Professor Colaborador

Nome
Giandra Garcia
Michele Spall Figueira

Autores

Nome
Bernardo Brandão Silva
Gabriela Fernandes Borin
Maria Clara Pereira Sarturi
João Vitor Ribas Duarte

Escola

EMEF Aracy Barreto Sacchis

Tipo de Ensino

Pública

Categoria

Ensino Fundamental

Reumo

O projeto aqui descrito pretende desenvolver um trabalho utilizando papelão coletado de descartes para a construção de cinco carros robóticos com o sistema disponibilizado pelo Kit Arduíno Uno no Espaço Maker da EMEF Aracy Barreto Sacchis. A construção de uma base fundamentada sobre as utilidades dos aparatos digitais são prioridades que devem servir como forma de expressão dos conteúdos da matriz curricular do ensino fundamental, os quais são desenvolvidos nas aulas regulares. O trabalho a ser desenvolvido tem como objetivo promover um diferencial na formação dos jovens, onde possam adquirir e aprimorar suas habilidades com softwares, o desenvolvimento de projetos com Arduíno, o desenvolvimento do pensamento cientifico computacional, como também promover o auxílio na descoberta das ferramentas digitais sendo facilitadoras para o desenvolvimento de trabalhos e atividades, utilizando por completo do Espaço Maker. Far-se-á uso da plataforma Arduíno, onde se desenvolverá um projeto que terá resultados físicos visíveis a partir da programação escrita. A utilização desta plataforma permite, principalmente, a compreensão de conceitos originários do campo da física e, que de acordo com a nova BNCC, estarão presentes no currículo de ciências da natureza dos anos finais do ensino fundamental. Além disso, serão necessários os conhecimentos na área da matemática para a realização dos cálculos e medidas para a construção do robô, sem prejuízo das habilidades construídas pelas artes, que se fazem fundamentais para a montagem de um trabalho visualmente interessante. Espera-se que ao final do projeto os alunos tenham conseguido desenvolver seus conhecimentos na construção dos carros robóticos para, ao final, a realização de um evento na escola para a divulgação dos resultados e de uma apresentação das capacidades dos robôs, controlados via bluetooth pelo celular dos alunos, na forma de uma corrida em uma trilha construída no pátio da escola.

Palavras Chave

Computação; Interdisciplinaridade;


Comentários

Jordana Marques Kneipp - 19/11/2020 às 22:47

Parabéns pelo excelente projeto, com o objetivo de promover um diferencial na formação dos jovens, por meio de projetos com Arduíno, o desenvolvimento do pensamento cientifico computacional.

Marcia Helena do Nascimento Lorentz - 19/11/2020 às 17:52

Excelente projeto, parabéns aos autores!

Kamila Frizzo - 19/11/2020 às 16:50

Parabéns! Excelente projeto!

Medianeira dos Santos Garcia - 18/11/2020 às 22:00

Parabéns Profª Ariane! Que maravilha quantas novidades na rede municipal!

Other - 18/11/2020 às 19:35

Ótimo projeto Ariane. Inspiração para a cultura maker nas nossas escolas. Parabéns!

Andressa Schaurich dos Santos - 17/11/2020 às 12:44

Excelente projeto proposto pelos professores da Escola Aracy Barreto Sacchis aos alunos do ensino fundamental. Além de permitir ampliar os conhecimentos científicos nas áreas de matemática, artes, ciência da natureza e computacional, trazendo um diferencial para a formação dos alunos, oportunizará o trabalho coletivo e colaborativo, fundamental para formação cidadã. Parabenizo os autores pela proposta do trabalho e submissão ao Ecoinovar e a professora Ariane pela ótima apresentação. Desejo sucesso na realização do projeto, com expectativa de acompanhar os resultados obtidos em um próximo evento.