4ª Mostra Científica Ecoinovar

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSIGTS SOBRE O PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DE PORTO VELHO: O BOTO DA AMAZÔNIA
  Abrir Trabalho

Vídeo


Professor Coordenador

Nome
1 - Izabel Cristina da Silva
Secretaria Municipal de Educação - Porto Velho

Professor Colaborador

Nome
Gláucia Lopes Negreiros
Luciana Aparecida Barbieri da Rosa

Autores

Nome
Enzo Henrry Hilman
Maria Nunes

Escola

SEMED, SEDUC E IFRO

Tipo de Ensino

Pública

Categoria

Ensino Fundamental

Reumo

A responsabilidade socioambiental depende da consciência da sociedade, buscando novas maneira de impactar menos o meio ambiente (DERMAJOROVIC, 2001; RAUTER et al., 2019). Neste cenário, destaca-se a educação e a educação ambiental em particular como fundamentais temáticas propulsoras peculiares nos paradigmas da globalidade, buscando a interlocução entre as culturas, sapiências nas conjunturas essenciais das práticas de preservação do meio ambiente na pós-modernidade (GONZÁLEZ; CARRILLO‐HERMOSILLA, 2018). Desta maneira, a partir da compreensão de que a cultura faz parte da totalidade humana e que partir dela, são materializadas suas práticas e técnicas é proposto o projeto INSIGTS SOBRE O PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DE PORTO VELHO/RO, tendo como base a produção literária sobre o boto na Amazônia. É com esta prática e pensamento que emerge o objetivo geral de proporcionar momentos de intercâmbio cultural como também fomento à leitura por meio do livro: “O BOTO NA AMAZÔNIA”, escrito pela professora Izabel Cristina da Silva. Destarte, tem-se como objetivos específicos: (1) Resgatar a história e a identidade local dos estudantes do município de Porto Velho /RO; (2) Apresentar aos alunos do ensino fundamental insights sobre a importância da preservação do patrimônio natural e cultural de Porto Velho/RO; e por fim (3) Salientar a importância da preservação da Fauna e Flora local na Amazônia Ocidental. É notório destacar que o Patrimônio Natural e Cultural de Porto Velho/RO, vem incentivar o pertencimento a identidade local. A importância do Boto para a comunidade de Porto Velho tem destaque na Lei Orgânica do Município de Porto Velho, no capítulo 1, art 5, inciso VII - como bem natural, o boto, que viva e habite nas águas do Rio Madeira e seus afluentes, nos limites do território do Município. As oficinas permitirão aos estudantes do ensino fundamental conhecer a produção cultural do Estado de Rondônia que é de suma importância no desenvolvimento da cultura regional.

Palavras Chave

educação ambiental, Boto da Amazônia


Comentários

Jordana Marques Kneipp - 19/11/2020 às 22:38

Parabéns pelo projeto, que apresenta aos alunos do ensino fundamental insights sobre a importância da preservação do patrimônio natural e cultural de Porto Velho/RO por meio do fomento à leitura do livro O Boto na Amazônia.

Marcia Helena do Nascimento Lorentz - 19/11/2020 às 17:49

Parabéns aos autores pela qualidade do trabalho!

Kamila Frizzo - 19/11/2020 às 16:37

Parabéns! Excelente trabalho!

Bruno Milani - 19/11/2020 às 16:14

Muito bom, parabéns!

Flavia Luciane Scherer - 18/11/2020 às 22:33

Parabéns pelo belo trabalho!

Andressa Schaurich dos Santos - 17/11/2020 às 12:27

O trabalho apresenta uma temática de importante discussão, qual seja, a educação ambiental para estudantes do ensino fundamental de Porto Velho/RO, por meio do fomento à leitura do livro O Boto na Amazônia. Parabenizo os autores pela proposta do trabalho e submissão ao Ecoinovar, desejando sucesso na aplicação e com expectativa de verificar os resultados obtidos com a realização das oficinas em um próximo evento.