Esta escrita visa relatar uma experiência educacional da área de Linguagens e suas tecnologias (arte, educação física, línguas inglesa e portuguesa) em tempos de ensino remoto. Trabalho desenvolvido de maneira interdisciplinar, por áreas de conhecimento, para aulas assíncronas.
As temáticas foram escolhidas mensalmente, a cada mês uma área sugeriu um tema a ser trabalhado durante o mês. Assim, no mês de agosto a temática sugerida pela área de Linguagens e suas tecnologias foi “Representatividade Negra”. Tema que já abordávamos no ensino presencial, buscando convidar pessoas do movimento negro, pensando na propriedade e no lugar de fala destes. Durante o ensino remoto precisamos nos readaptar, mas sem deixar de ecoar as vozes pretas.
O título foi posto em discussão entre as professoras da área, onde concluímos que por mais importante que seja a discussão sobre racismo, a interpretação de dados a respeito do massacre da juventude negra não devíamos ter nosso foco voltado apenas às questões negativas, consideramos fundamental e urgente mostrar outras narrativas, outros espaços que o preto possa estar sem ser na mira da bala ou em regimes fechados.
A organização das atividades assíncronas semanais se deu a partir da escolha de disparadores, estes podendo ser poemas, livros, músicas ou obras das artes visuais.
Para buscar engajamento na luta, tão necessária e urgente em uma sociedade estruturalmente racista, os estudante foram convidados a produzir card’s, cartazes ou desenhos, devendo explorar as linguagens verbal e não verbal e de forma bilíngue (Inglês e português).