Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável. Coo
Sustainability.Sustainable development.Credit Coop

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - JOSIANE ALINE DA SILVA
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECO - Chapecó
2 - Cleunice Zanella
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECO - Chapecó
3 - Maurício Leite
4 - Larissa de Lima Trindade
5 - Givanildo Silva

Reumo

A sustentabilidade tem sido motivo de debate em todo o mundo nos últimos anos, tanto em organizações em geral como, de forma mais significativa, em cooperativas. Estas últimas, em conjunto com seus princípios e códigos de conduta, dão prioridade ao compartilhamento de informações e à gestão colaborativa, promovendo o cooperativismo e abordando igualmente questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo compreender a percepção dos colaboradores de uma cooperativa de crédito em relação à sustentabilidade.
Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo compreender a percepção dos colaboradores de uma cooperativa de crédito em relação à sustentabilidade.
Este estudo pode contribuir para que a cooperativa avalie seu nível de comprometimento com a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que proporciona aos seus stakeholders informações sobre as ações e projetos em andamento, assim como os planejados para o futuro, no que diz respeito à sustentabilidade.
A pesquisa em questão é caracterizada por seus objetivos descritivos, seus procedimentos enquadrados como levantamento ou survey, e sua abordagem problemática de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, empregou-se a aplicação de um questionário direcionado aos colaboradores de uma cooperativa de crédito. A população alvo foi composta pelos colaboradores das regiões Oeste, Litorânea e Vale de Santa Catarina, assim como de algumas cidades do Rio Grande do Sul. O instrumento de pesquisa foi adaptado a partir do estudo de Kruger et al. (2018) e disponibilizado através do google forms.
A percepção dos respondentes em relação à temática da sustentabilidade foca consideravelmente nas dimensões ambientais (86%) entendem que a sustentabilidade no quesito ambiental. percepção dos respondentes sobre as abordagens temáticas (ambiental, social e econômico-financeira), Nesse contexto, 61,4% das ações estão direcionadas à esfera ambiental, seguidas pela abordagem social (28,1%), e posteriormente pela abordagem econômico-financeira (10,5%).Buscou-se averiguar se eles têm conhecimento sobre as ações relacionadas à sustentabilidade que a cooperativa promove: A maioria, ou 76,6% .
No entanto, a pesquisa também revelou algumas limitações na compreensão abrangente do conceito de sustentabilidade. Embora muitos colaboradores relacionem a sustentabilidade principalmente às questões ambientais, percebe-se que outros pilares igualmente relevantes, como o social e o econômico-financeiro, ainda não estão tão internalizados nas percepções dos respondentes. Isso indica uma necessidade de esforços educacionais e de conscientização por parte da cooperativa, visando uma compreensão mais completa e integrada da sustentabilidade.
VIANA, Camila Luconi; VACCARO, Guilherme Luís Roehe; VENZKE, Cláudio Senna. Sustentabilidade e os diferenciais cooperativos: Um estudo em um sistema cooperativo de crédito. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, v. 5, n. 9, p. 163-180, 2018. ELKINGTON, John; ROWLANDS, Ian H. Canibais com garfos: O triple bottom line dos negócios do século XXI. Revista Alternativas, v. 25, n. 4, pág. 42, 1999. KRUGER, Silvana Dalmutt; ZANELLA, Cleunice; BARICHELLO, Rodrigo; PETRI, Sérgio Murilo. Sustentabilidade: uma abordagem acerca das percepções dos acadêmicos de uma instituição de ensino superior de