Resumo

Título do Artigo

DANOS NA DIMENSÃO SOCIAL AFETAM A CULPA E A CONFIANÇA DOS PROFISSIONAIS DE COMPRAS?
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Palavras Chave

Culpa, confiança, experimento, dimensão social
Guilt, trust, experiment, social dimension

Área

Sustentabilidade

Tema

Operações, Cadeia de Suprimento e Logística Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Larissa Oliveira de Otero
2 - Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo
Universidade Federal de Pelotas - Centro de Ciências Socio-Organizacionais
3 - Guilherme Lerch Lunardi

Reumo

A sustentabilidade da cadeia de suprimentos cresceu e tornou-se um tema preocupante devido às limitações de recursos ambientais, a explosão populacional, a corrupção das atividades logísticas de produção e consumo, e o aumento de resíduos e da poluição (TSAI et al., 2021). Neste cenário, os profissionais da cadeia de suprimentos são os principais atores que podem impactar de forma positiva ou negativa o desempenho ambiental e social, por meio da seleção e desenvolvimento de fornecedores, decisões de logística e até mesmo, a escolha de embalagens (CARTER; LIANE EASTON, 2011).
Como danos na dimensão social relacionados às condições de trabalho oferecidas pelos fornecedores afetam a culpa e a confiança sentidas pelo profissional de compras e qual o seu impacto na decisão pela continuidade de fornecedores após interrupção de fornecimento no cenário de crise econômica? Analisar como a culpa e a confiança do profissional de compras, motivadas por danos na dimensão social da sustentabilidade causados pelo fornecedor afetam a decisão pela continuidade de fornecedores após interrupção de fornecimento.
O Gerenciamento de Operações Comportamentais é um ramo multidisciplinar das operações que considera explicitamente os efeitos do comportamento humano no desempenho do processo, influenciado por vieses cognitivos, preferências sociais e normas culturais (LOCH; WU, 2005). A outra corrente teórica que é utilizada neste trabalho é a Teoria da Avaliação, influente na literatura sobre emoções (CAI; LU; GURSOY, 2018) e pode explicar as diferenças nas respostas emocionais das pessoas à mesma situação (MOORS et al., 2013).
Para tanto, foi realizado um experimento baseado em vinheta, com uma amostra composta por 162 profissionais de compras. Os foram analisados por meio da análise de regressão múltipla e a macro Process. Para assegurar a qualidade e a validade do experimento foram empregados os testes de realismo, de atenção, de manipulação e de efeito demanda. A vinheta foi desenvolvida e validade para a realização deste estudo.
Os resultados confirmaram que quando um fornecedor não é socialmente responsável, a culpa sentida pelo profissional de compras aumenta enquanto a confiança diminui, impactando negativamente na decisão de continuar trabalhando com aquele fornecedor. Utilizando a Matriz de Kraljic também foi possível confirmar que a interrupção de um item estratégico de suprimento em decorrência de práticas socialmente irresponsáveis do fornecedor aumenta a emoção negativa de culpa vivenciada pelo profissional de compras.
A presente pesquisa confirma que a confiança dos profissionais de compras ajuda na continuidade dos relacionamentos na cadeia de suprimentos. Desta forma, os fornecedores devem se envolver em atividades de construção de confiança para com as empresas focais compradoras, almejando o desenvolvimento de parcerias em longo prazo. Este estudo contribui, ainda, de maneira gerencial com a análise de um cenário de interrupção de fornecimento e enfatiza a necessidade de que os líderes organizacionais precisam implementar estratégias para lidar com os impactos sociais.
CAI, R. R.; LU, L.; GURSOY, D. Effect of disruptive customer behaviors on others’ overall service experience: An appraisal theory perspective. Tourism Management, v. 69, p. 330–344, dez. 2018. CARTER, C. R.; LIANE EASTON, P. Sustainable supply chain management: evolution and future directions. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 41, n. 1, p. 46–62, 1 fev. 2011. TSAI, F. M. et al. Sustainable supply chain management trends in world regions: A data-driven analysis. Resources, Conservation and Recycling, v. 167, p. 105421, abr. 2021.