Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO DA INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL EM STARTUPS BRASILEIRAS
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Palavras Chave

Inovação. Startup. Sustentabilidade.
Innovation. Startup. Sustainability

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Raí Dias Almeida
Universidade Estadual do Maranhão - Campus Paulo VI - São Luís
2 - Mauro Enrique Carozzo Todaro

Reumo

As startups são empresas iniciantes que se caracterizam pela proposição de soluções escaláveis, capazes de gerar tecnologias inovadoras, emprego e renda. Quando alinhadas com o conceito de tripé da sustentabilidade são capazes de promover mudanças mundiais positivas (HORNE; FICHTER, 2022). Tais ações capazes de gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais, nem sempre está presente. No âmbito cientifico, há poucas pesquisas empíricas que estudem a inovação sustentável em startups. Isto posto, este estudo tem por objetivo analisar a aderência das startups brasileiras a inovação sustentável.
Inovação sustentável em startups brasileiras . A pesquisa visa verificar o perfil das startups brasileiras à inovação sustentável com base em três dimensões pré-estabelecidas, são elas: dimensão social, dimensão econômica e dimensão ambiental.
A inovação pode ser compreendida como a introdução de mudanças, seja no mercado ou na sociedade, por meio de novos produtos ou processos. Neste contexto, de acordo com o Manual de Oslo (2018), produtos englobam tanto bens, como serviços; processo envolvem processos de produção, distribuição, comercialização, posicionamento estratégico, organização do trabalho e modelos de negócio. A inovação sustentável está relacionada com a capacidade de melhoria e desenvolvimento de novos processos, produtos ou serviços, os quais viabilizam um impacto positivo nas esferas ambientais, sociais, e econômicos.
Foi realizado a análise dos 24 vídeos de apresentação (pitchs) das startups finalistas da competição nacional Sebrae Like a Boss 2022. Com o auxílio do Microsft Word, transcreveram-se todos os vídeos, de modo a estruturar o corpus necessário para a aplicação da metodologia de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977).
Das 24 startups analisadas, foram identificadas 184 unidades de registros em todo o corpus, sendo 21 (11,41%) para a dimensão social, 123 (66,85%) referentes a dimensão econômica e 40 (21,74%) ligados a dimensão ambiental. Logo, pode-se notar que no universo das startups analisadas, há uma grande preocupação em evidenciar a viabilidade econômica dos projetos para os investidores e comunidade . Assim sendo, a maioria das startups seguem o modelo de negócio fundamentados por Osterwalder e Pigneur (2010), que consiste na apresentação das propostas ligadas a dimensão econômica.
De modo geral, as startups não estão trabalhando suas inovações alinhadas com o tripé da sustentabilidade. Há um foco predominante na dimensão econômica, o que demostra o desejo das startups em alcançar retornos financeiros por meio de suas inovações. Embora a dimensão econômica seja o cerne, existe uma minoria de startups, que trabalham as dimensões de forma integrada, isto é, suas ações são capazes de impactar positivamente as três dimensões analisadas. Por fim, ressalta-se a importância de incorporação das três dimensões, de modo a criar modelos de negócios cada vez mais resilientes.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. HORNE, Jannic; FICHTER, Klaus. Growing for sustainability: Enablers for the growth of impact startups–A conceptual framework, taxonomy, and systematic literature review. Journal of Cleaner Production, v. 349, p. 131163, 2022. OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons, 2010.