Resumo

Título do Artigo

Percepções dos gestores na utilização do upcycling nos negócios
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Upcycling. Sustentabilidade. Economia Circular.
Upcycling. Sustainability. Circular Economy.

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - FLAVIA OBARA KAI
Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR - Educação On-line
2 - Hellen Beatriz Dircksen Miranda
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - Curitiba

Reumo

Diante da preocupação com o meio ambiente, nota-se que as organizações buscam cada vez mais práticas sustentáveis que possibilitam vantagens competitivas por meio de estratégias criativas que reduzem os impactos ambientais pela união da produtividade, valor e sustentabilidade. A partir dessa necessidade para as transformações de produção e consumo surge em o termo ‘upcycling’, caracterizado pelo reaproveitamento de resíduos eliminados transformando-os em novos produtos de valor agregado. O objetivo deste estudo é analisar as organizações que adotam o processo de upcycling. Em relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa que utiliza como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram seis gestores que utilizam o upcycling no processo produtivo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram transcritos e codificados por meio do software ATLAS.ti e examinados pela análise de conteúdo. Os resultados apontam que, para os gestores, os significados do upcycling envolvem aspectos como a ressignificação do que é produzido. Os gestores utilizam o upcycling devido à necessidade em produzir algo que seja inovador e criativo. O upcycling também traz impactos nas relações sociais, ambientais e econômicas e, dentre os aspectos negativos na utilização do upcycling estão a capacidade limitada de produção. Já os pontos positivos referem-se à possibilidade em proporcionar um estilo de vida mais sustentável tanto para os gestores quanto para seus consumidores. A pesquisa contribui teoricamente por fornecer o que tem sido pesquisado sobre o termo ‘upcycling’ nos últimos anos e como contribuição prática, espera-se que o estudo possa conscientizar a sociedade, principalmente as organizações sobre a existência e as múltiplas possibilidades na utilização do upcycling, para estimular esta prática.
Given the concern about the environment, it is noted that organizations are increasingly seeking sustainable practices that enable competitive advantages through creative strategies that reduce environmental impacts by combining productivity, value and sustainability. From this need for transformations in production and consumption, the term ‘upcycling’ emerges, characterized by the reuse of waste eliminated, transforming them into new value-added products. The aim of this study is to analyze organizations that adopt the upcycling process. Regarding the methodological procedures, this research is characterized as a qualitative research that uses the case study as a research strategy. The research subjects were six managers who use upcycling in the production process. Data collection took place through semi-structured interviews. The interviews were transcribed and coded using ATLAS.ti software and examined by content analysis. The results show that, for managers, the meanings of upcycling involve aspects such as the re-signification of what is produced. Managers use upcycling due to the need to produce something that is innovative and creative. Upcycling also impacts social, environmental and economic relationships and, among the negative aspects of using upcycling, is the limited production capacity. The positive points refer to the possibility of providing a more sustainable lifestyle for managers and their consumers. The research contributes theoretically by providing what has been researched about 'upcycling' in recent years and as a practical contribution, it is hoped that the study raises awareness in society, especially organizations about the existence and multiple possibilities in the use of upcycling and encourage them to this practice.