Resumo

Título do Artigo

O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de motos
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Indicadores de Gestão. Balanced Scorecard. Ferramenta para Gestão.
Management indicators; Balanced Scorecard; tools for management.

Área

Contabilidade e Finanças

Tema

Contabilidade Financeira e Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Bianca Andressa Lutz de Oliveira
2 - Caluani Pereira
3 - Sedenir Antonio de Vargas
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Frederico Westphalen - FREDERICO WESTPHALEN
4 - DIANA DE SOUZA
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Frederico Westphalen - Campus de Frederico Westphalen
5 - ALZENIR JOSE DE VARGAS
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Frederico Westphalen - FREDERICO WESTPHALEN

Reumo

Este estudo tem o objetivo de propor a implementação de um modelo de Indicadores de Gestão numa empresa varejista no ramo de Motocicletas, com o suporte no modelo de gestão Balanced Scorecard, que permite assegurar o cumprimento das estratégias. Quanto aos aspectos metodológicos, utiliza-se a pesquisa descritiva, qualitativa, quantitativa e bibliográfica, mediante estudo de caso, analisando os objetivos e metas da empresa. Para a coleta de dados foram realizados questionamentos aos administradores e observações das rotinas da empresa. Buscou-se escolher indicadores que reflitam as perspectivas dos clientes, dos processos internos e da capacidade de aprendizagem e crescimento, com os indicadores de resultados financeiros, revelando a solidez das estratégias implementadas. Após, elaborou-se a análise interna e externa da empresa, identificando os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, direcionando as variáveis internas e externas a partir das perspectivas do BSC e definindo as metas. Na sequência, construindo um mapa estratégico com a finalidade de explicitar as funções chave para o desenvolvimento da empresa, e assim, definindo uma proposta de implementação do Balanced Scorecard como ferramenta para a gestão de recursos financeiros e não financeiros para medir o rendimento da empresa. Através do estudo foi possível identificar que o Balanced Scorecard é uma importante ferramenta para a gestão do negócio, contribuindo para que a empresa possa ser mais competitiva e lucrativa.
This study aims to propound the implementation of Management Indicators in a motorcycle retail company, supported by Balanced Scorecard model that helps to ensure the compliance with the strategies. As the methodological aspects, a descriptive, qualitative and bibliographic research is accomplished through a case study which analyzed the company`s objectives and goals. Inquiries were made to managers and the company`s routine was observed to collect data. It was sought to choose indicators that reflect the customers’ perspective, internal processes and the capability for learning and growing, using financial indicators that disclose the consistency of the implemented strategies. Afterwards, an internal and external analysis of the company was performed, and it identified the strengths and weaknesses, threats and opportunities directing the internal and external variables from the BSC perspective and helping to set the goals. Then, a strategy map was drawn up in order to explicit the key functions for company development and so, propound the implementation of Balanced Scorecard as a management tool of financial and non-financial resources to measure the company income. Through this study, it was possible to notice that the Balanced Scorecard is an important tool for business management and contributes to the company being more competitive and profitable.