Resumo

Título do Artigo

CONSUMIDORES PORTUGUESES FRENTE ÀS GARRAFAS REUTILIZÁVEIS: UMA PERSPECTIVA DA COMPRA CONSPÍCUA DE PRODUTOS ECOLÓGICOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

consumo conspícuo; garrafas reutilizáveis; atitudes; intenção de compra
conspicuous consumption; reusable bottles; attitudes; buy intention

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Sílvia Rafaela Pinto Ribeiro
2 - Luciane Albuquerque Sá de Souza
Faculdade Estácio Paraíba - João Pessoa
3 - Samuel Lincoln Bezerra Lins
Universidade do Porto, Portugal - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Reumo

Consumo conspícuo e consumo sustentável parecem conceitos antagónicos, mas nem sempre são. Esta pesquisa objetivou perceber o comportamento dos consumidores portugueses em relação aos produtos sustentáveis (garrafas reutilizáveis), focando a relação atitudes-intenção de compra, verificando se valores de consumo estético, conspícuo e utilitário e normas sociais têm efeito de moderação nessa relação. Consideraram-se cinco hipóteses: duas focaram na relação atitudes-intenção de compra (numa assumindo que as variáveis diferiam e noutra que as atitudes influenciavam na intenção de compra); as demais focaram o possível efeito de moderação que valores de consumo, normas sociais e comparação social podem ter nessa relação. A comparação social revelou-se importante, visando saber se as garrafas estão a ser consumidas conspicuamente. Os dados foram recolhidos via questionário online (quali/quanti), respondido por 524 pessoas com idades entre 18 e 70 anos, a maioria (67%) do sexo feminino. Realizaram-se análises: Fatorial Confirmatória, cargas fatoriais de cada item, variância média extraída, confiabilidade composta, ómega de McDonald´s e Correlação r de Pearson. Os resultados qualitativos apontam que as pessoas pensam nos produtos ecológicos como alternativas para proteger o Planeta, já que consumo e uso de produtos feitos de materiais reciclados e sustentáveis ajudam nessa preservação. Os resultados quantitativos mostram apenas efeitos significativos nas hipóteses referentes à relação entre atitudes e intenção de compra; já os valores de consumo, normas sociais e comparação social não assumem efeito de moderação significativo nessa relação. A comparação social, não apresentou efeito significativo, mostrando que garrafas reutilizáveis não são um tipo de produto sustentável consumido conspicuamente.
Conspicuous consumption and sustainable consumption seem like antagonistic concepts, but they are not always. This research aimed to understand the behavior of Portuguese consumers in relation to sustainable products (reusable bottles), focusing on the attitudes-purchase intention relationship, verifying whether aesthetic, conspicuous and utilitarian consumption values ​​and social norms have a moderating effect on this relationship. Five hypotheses were considered: two focused on the attitudes-purchase intention relationship (one assuming that the variables differed and the other that attitudes influenced the purchase intention); the others focused on the possible moderating effect that consumption values, social norms and social comparison can have on this relationship. Social comparison proved to be important, in order to know if the bottles are being conspicuously consumed. Data were collected via an online questionnaire (quali/quanti), answered by 524 people aged between 18 and 70 years, the majority (67%) female. Analyzes were performed: Confirmatory Factorial, factor loadings of each item, average variance extracted, composite reliability, McDonald's omega and Pearson's r correlation. The qualitative results show that people think of ecological products as alternatives to protect the Planet, since consumption and use of products made from recycled and sustainable materials help in this preservation. Quantitative results show only significant effects on hypotheses regarding the relationship between attitudes and purchase intention; on the other hand, consumption values, social norms and social comparison do not assume a significant moderating effect on this relationship. The social comparison did not show a significant effect, showing that reusable bottles are not a type of sustainable product that is conspicuously consumed.