Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADES DE MARKETING E INTERNACIONALIZAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL
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Palavras Chave

capacidades de marketing; internacionalização; pesquisa bibliométrica; Web of Science
marketing capabilities; internationalization; bibliometric research; Web of Science.

Área

Internacionalização

Tema

Tópicos Emergentes em Internacionalização

Autores

Nome
1 - Cristina Anita Cassol
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
2 - Flavia Luciane Scherer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
3 - Ismael Alan Halberstadt
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Camobi
4 - Soraya de Souza Soares
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Santa Maria
5 - Roberto Vicente Cassol Junior
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CENTRO DE ARTES E LETRAS

Reumo

O objetivo deste estudo é analisar as características das publicações relacionadas às capacidades de marketing e internacionalização no período de 2011 à 2020. Para isso, utilizou-se a base de dados Web of Science, buscando identificar as principais áreas temáticas, autores, instituições, títulos da fonte, países, idiomas e ano destas publicações. Os resultados revelam que o maior número de publicações pertence aos autores Knight G., Lew Y. K., Liesch P. W., e Wu J, entre os periódicos destaca-se o International Business Review, e dentre as instituições destaca-se a University of London. Em termos quantitativos de publicações está os Estados Unidos, concentrando a maior parte e tem como idioma predominante o inglês. Além disso, na comparação entre os autores que mais publicam com os artigos mais citados evidenciou que os autores Javalgi, Zhou, Cavusgil e Bianchi se destacam, demonstrando sua relevância nas áreas pesquisadas.
The objective of this study is to analyze the characteristics of publications related to marketing and internationalization capabilities in the period from 2011 to 2020. For this, the Web of Science database was used, seeking to identify the main thematic areas, authors, institutions, titles of the source, countries, languages ​​and year of these publications. The results reveal that the largest number of publications belong to authors Knight G., Lew Y.K., Liesch P.W., and Wu J. Among the journals, the International Business Review stands out, and among the institutions, the University of London stands out. In quantitative terms of publications, there is the United States, concentrating most of it and its predominant language is English. In addition, in the comparison between the authors who publish the most with the most cited articles, it showed that the authors Javalgi, Zhou, Cavusgil and Bianchi stand out, demonstrating their relevance in the researched areas.