Resumo

Título do Artigo

CONSUMO ENERGÉTICO E EMISSÃO DE CO2 NA MANUTENÇÃO RODOVIÁRIA: SIMULAÇÃO COM A FERRAMENTA PALATE NA BR 262
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Palavras Chave

impacto ambiental, avaliação de ciclo de vida, mistura asfáltica a quente, gases de efeito estufa.
Environmental impact, life cycle assessment, hot mix asphalt, greenhouse gases.

Área

Sustentabilidade

Tema

Operações, Cadeia de Suprimento e Logística Sustentáveis

Autores

Nome
1 - ALLAN NUNES FERREIRA
2 - HENRIQUE ALMEIDA MARTINS
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Cidade Universitária
3 - ANA CAROLINA DELPHINO RODRIGUES
4 - Daniel Anijar de Matos
5 - Alexandre Meira de Vasconcelos
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - FAENG

Reumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a emissão de CO2 e o gasto energético na manutenção de rodovias e o impacto ambiental proveniente destas ações. Da revisão de literatura, verificou-se que uma avaliação do ciclo de vida de cada projeto deve ser elaborada antes da tomada de qualquer decisão e a ferramenta PaLATE foi utilizada para esta avaliação, por se tratar especificamente de estudos de pavimentos em estradas. A partir disto, escolheu-se como estudo de caso um trecho da BR 262, entre as cidades de Três Lagoas–MS e Ribas do Rio Pardo–MS e o impacto da utilização de asfalto misturado a quente. A ferramenta PaLATE proporcionou a realização de iterações de soluções com equivalência estrutural e a definição de qual o impacto ambiental de diferentes métodos quanto à emissão de CO2. O estudo de caso em questão mostrou que para recuperação da rodovia conforme os métodos propostos são necessários 91,16 ha de floresta para sequestro de carbono e uma emissão de 37.803,05GWP e 700.879.762,92 MJ de energia. Tais resultados apontam que uma avaliação do ciclo de vida dos materiais utilizados na mistura asfáltica e de seus métodos construtivos aliados a uma correta avaliação de emissão de poluentes pode resultar em melhorias ambientais significativas no setor de pavimentação. Concluiu-se que a avaliação do ciclo de vida possibilita a tomada correta de decisão visando a diminuição da emissão de gases poluentes e indica os principais fatores poluidores.
This work aims to analyze the CO2 emission and energy expenditure in highway maintenance and the environmental impact resulting from these actions. From the literature review, it was verified that an evaluation of the life cycle of each project must be elaborated before any decision is taken, and the PaLATE tool was used for this evaluation, as it deals specifically with studies of road pavements. From this, a stretch of BR 262 between the cities of Três Lagoas-MS and Ribas do Rio Pardo-MS and the impact of the use of hot mixed asphalt was chosen as a case study. The PaLATE tool allowed the realization of iterations of solutions with structural equivalence and the definition of the environmental impact of different methods in terms of CO2 emission. The case study in question showed that to recover the highway according to the proposed methods, 91.16 ha of forest are needed for carbon sequestration and an emission of 37,803.05GWP and 700,879,762.92 MJ of energy. These results indicate that an assessment of the life cycle of materials used in the asphalt mixture and its construction methods, combined with a correct assessment of pollutant emissions, can result in significant environmental improvements in the paving sector. It was concluded that the assessment of the life cycle enables the correct decision-making to reduce the emission of polluting gases and indicates the main polluting factors.