Resumo

Título do Artigo

METODOLOGIA MONTESSORI APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE MOBILIÁRIO INFANTIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Montessori; Design de Mobiliário; Criança; Desenvolvimento
Montessori; Furniture Design; Children; Development

Área

Inovação

Tema

Temas Emergentes em Inovação

Autores

Nome
1 - Luana Visentini
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CAL - Centro de Artes e Letras
2 - SERGIO ANTONIO BRONDANI

Reumo

O presente trabalho tem como propósito projetar um mobiliário que vise o bem-estar infantil e se adapte ao seu desenvolvimento acompanhando seu crescimento, é o desafio apresentado nesse projeto. A partir de pesquisas e estudos da médica e pedagoga Maria Montessori, concluiu-se que, a criança tem a necessidade de trabalhar sua autonomia desde os primeiros anos de vida, logo, esse trabalho tem como objetivo desenvolver um mobiliário leve e de encaixe, a fim de, possibilitar a criança locomover o móvel. Além disso, um mobiliário que auxilie no desenvolvimento singular de cada criança e que se adapte a diferentes ambientes, facilitando a interação social da mesma. Diante disso, para desenvolver este estudo, se fez necessário pesquisar e compreender a criança e seu desenvolvimento, estudar a inspiração para este trabalho, Maria Montessori e sua metodologia, e compreender questões referentes ao design mobiliário e ergonomia, focando no design infantil. Para alcançar o propósito deste trabalho, foram aplicadas as principais fases metodológicas de Bernd Löback (2001) e as análises que se fizeram necessárias de Mike Baxter (2017). Por meio de esboços criativos, feitos a partir de estudos preliminares, foram sendo obtidas alternativas e a partir delas, por meio de critérios avaliativos a solução encontrada abrangeu todos os requisitos pré-estabelecidos para o mobiliário. Sendo assim, os resultados obtidos demonstram a necessidade de se estudar mais a criança e valorizar seu desenvolvimento, e o mobiliário infantil se demonstrou um grande aliado nesse processo, auxiliando a criança em seu cotidiano.
The present study have how propose a designing furniture that support at children's well-being and adapts to their development following their growth, is the challenge presented in this project. Based on research and studies by the physician and pedagogue Maria Montessori, it was concluded that the child has the need to work their autonomy from the first years of life, so this work support to develop light and fitting furniture, the in order to enable the child to move the furniture. In addition, furniture that helps in the unique development of each child and that adapts to different environments, facilitating their social interaction. Therefore, to develop this study, it was necessary to research and understand children and their development, study the inspiration for this work, Maria Montessori and her methodology, and understand issues related to furniture design and ergonomics, focusing on children's design. To achieve the purpose of this work, the main methodological phases of Bernd Löback (2001) and the necessary analyzes of Mike Baxter (2017) were applied. Through creative sketches, made from preliminary studies, alternatives were obtained and from them, through evaluative criteria, the solution found covered all the pre-established requirements for the furniture. Thus, the results obtained demonstrate the need to study the child more and value their development, and children's furniture proved to be a great ally in this process, helping the child in their daily lives.