Resumo

Título do Artigo

PADRÃO DE ESPECIALIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DO URUGUAI
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Palavras Chave

Comércio internacional, Uruguai, Indicadores de competitividade.
International trade, Uruguay, Competitiveness indicators.

Área

Internacionalização

Tema

Tópicos Emergentes em Internacionalização

Autores

Nome
1 - CAMILA DOS SANTOS PINTO
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
2 - Mygre Lopes da Silva
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o padrão de especialização das exportações do Uruguai no período 2005 a 2018. Especificamente, pretende-se analisar o padrão de especialização das exportações uruguaias, a composição da pauta exportadora e os principais parceiros comerciais. Para tal, foram empregados três indicadores de competitividade: Taxa de Cobertura das importações (TC), Índice de Comércio Intraindústria (CII) e Índice de Concentração Setorial das Exportações (ICS). Os dados foram coletados a partir do United Nations International Trade Statistics Database (UN Comtrade). A partir dos indicadores analisados, sugere-se que o padrão de comércio internacional uruguaio é baseado em vantagens comparativas identificadas nos setores produtores de produtos básicos ou manufaturados de base agrícola, com destaque para carnes, produtos lácteos e madeiras pouco processadas. Da mesma forma, o comércio intraindustrial uruguaio se restringe aos setores de baixa intensidade tecnológica. Assim, pode-se caracterizar a pauta de exportações uruguaias como pouco diversificada e sofisticada, correspondendo ao papel de produtor e exportador de alimentos e matérias-primas na divisão internacional do trabalho.
This research aims to analyze the pattern of specialization of Uruguay's exports in the period 2005 to 2018. Specifically, it intends to analyze the pattern of specialization of Uruguayan exports, the composition of the export basket and the main trading partners. To this end, three competitiveness indicators were used: Import Coverage Ratio, Intraindustry Trade Index and Concentration Index of Exports. Data were collected from the United Nations International Trade Statistics Database (UN Comtrade). Based on the indicators analyzed, it is suggested that the Uruguayan international trade pattern is based on comparative advantages identified in the sectors that produce basic or manufactured agricultural products, especially meat, dairy products and poorly processed wood. Likewise, Uruguayan intra-industrial trade is restricted to sectors of low technological intensity. Thus, the Uruguayan export basket can be characterized as undiversified and unsophisticated, corresponding to the role of producer and exporter of food and raw materials in the international division of labor.