Resumo

Título do Artigo

CAMINHOS E BARREIRAS: INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS
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Palavras Chave

Administração da Produção. Arranjos simbólicos inclusivos. Layouts inclusivos. PcDs. Acessibilidade.
Production Administration. Inclusive symbolic arrangements. Inclusive layouts. PwDs. Accessibility.

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Gabriel Banqueri Casemiro
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Camobi
2 - Ieda Ferreira Banqueri Casemiro
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Camobi
3 - Edio Polacinski
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões

Reumo

Esta pesquisa objetivou verificar como arranjos simbólicos – legislação, políticas públicas, políticas afirmativas, ações de agentes públicos, etc, – materializados nos arranjos simbólicos e físicos da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões (UFSM-PM) – promovem acessibilidade, se apresentando como caminhos ou barreiras para a inclusão – inserção e permanência – de Pessoas com Deficiência (PcDs) no Ensino Superior, mais especificamente, na UFSM-PM. Para tanto, se valeu de pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de caso. A coleta de dados, a partir da aplicação de questionário, foi realizada por meio da ferramenta Google Forms. A análise de dados foi realizada de um ponto de vista quantitativo – análise estatística – e de um ponto de vista qualitativo – interpretação de dados, a partir de referencial teórico das áreas de Administração da Produção, Ciências Humanas e Sociais, quando dedicadas ao estudo de arranjos simbólicos e físicos, acessibilidade e inclusão de PcDs. Os resultados obtidos pela pesquisa evidenciaram que a comunidade acadêmica da UFSM-PM pratica princípios que movem a inclusão social de discentes PcDs – direito humano, cidadania, democracia, cultura inclusiva, acessibilidade, autonomia, etc –, entendendo o layout da UFSM-PM como acessível, todavia, a mesma comunidade mostra desconhecer as especificidades da materialização de arranjos simbólicos inclusivos em arranjos físicos inclusivos, tal como se apresentam, tanto no referencial teórico, quanto na pesquisa documental, que evidenciaram que a UFSM-PM atende, apenas parcialmente, aos requisitos de acessibilidade previstos em Lei, Regimentações e Desenho Universal para inserção e permanência de discentes PcDs.
This research aimed to verify how symbolic arrangements – legislation, public policies, affirmative policies, actions of public agents, etc. – materialized in the symbolic and physical arrangements of the Federal University of Santa Maria, Palmeira das Missões Campus (UFSM-PM) – promote accessibility, presenting themselves as paths or barriers for the inclusion – insertion and permanence – of People with Disabilities (PwDs) in Higher Education, more specifically, at UFSM-PM. For that, it used bibliographic, documentary research and case study. Data collection, using the questionnaire, was performed using the Google Forms tool. Data analysis was carried out from a quantitative point of view – statistical analysis – and from a qualitative point of view – data interpretation, based on a theoretical framework in the areas of Production Administration, Humanities and Social Sciences, when dedicated to the study of symbolic and physical arrangements, accessibility and inclusion of PwDs. The results obtained by the research showed that the academic community of UFSM-PM practices principles that drive the social inclusion of PwDs students – human rights, citizenship, democracy, inclusive culture, accessibility, autonomy, etc. –, understanding the layout of UFSM-PM as accessible, However, the same community is unaware of the specificities of the materialization of inclusive symbolic arrangements in inclusive physical arrangements, as they are presented, both in the theoretical framework and in the documentary research, which showed that UFSM-PM only partially meets the requirements of accessibility foreseen in Law, Regulations and Universal Design for insertion and permanence of PwD students.