Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DE IDENTIFICAR E CONTROLAR O ABSENTEÍSMO NAS EMPRESAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Falta ao trabalho, ambiente de trabalho, estratégias empresariais.
Absence from work, work environment, business strategies.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Mario Fernando de Mello
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Reumo

O absenteísmo vem se caracterizando como um grave problema a ser enfrentado pelas empresas. Definido como as faltas justificadas ou injustificadas, ao trabalho, o absenteísmo traz consequências negativas para o ambiente organizacional, para a produtividade, para a qualidade dos produtos ou serviços e por consequência para a lucratividade e competitividade da empresa. Existem sintomas no ambiente de trabalho que podem sinalizar à gestão da empresa, possíveis causas de estar ocorrendo o absenteísmo. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi elaborar um rol de possíveis sintomas de causas do absenteísmo, que podem ser percebidos nas empresas, bem como algumas práticas que necessitam ser incorporadas às estratégias empresariais, visando a redução e/ou eliminação das faltas ao trabalho. O estudo foi desenvolvido em cinco fases a partir de uma revisão da literatura até a elaboração dos resultados. Como resultados do estudo são apresentados alguns sintomas que a gestão empresarial não deve negligenciar, bem como a execução de algumas práticas recomendadas e também incorporar estas práticas às estratégias empresariais.
Absenteeism has been characterized as a serious problem to be faced by companies. Defined as justified or unjustified absences from work, absenteeism has negative consequences for the organizational environment, for productivity, for the quality of products or services and, consequently, for the profitability and competitiveness of the company. There are symptoms in the work environment that can signal to the company's management, possible causes of absenteeism. In this context, the objective of this study was to elaborate a list of possible symptoms of absenteeism causes, which can be noticed in companies, as well as some practices that need to be incorporated into business strategies, aiming at reducing and/or eliminating absences from work. The study was developed in five phases from a literature review to the elaboration of the results. As a result of the study, some symptoms that business management should not neglect are presented, as well as the implementation of some recommended practices and also incorporate these practices into business strategies.