Resumo

Título do Artigo

FINTECHS COMO PROMOTORAS DE INCLUSÃO FINANCEIRA DOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA- UNIPAMPA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Desbancarização. Inclusão financeira. Fintechs. Startups financeiras.
Unbanked. Financial Inclusion. Fintechs. Financial startups.

Área

Inovação

Tema

Inovação em finanças

Autores

Nome
1 - Natalia Soares da Silva
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
2 - Vanessa Rabelo Dutra
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - PPGA

Reumo

A elevada população desbancarizada no Brasil motivou uma série de iniciativas para desenvolver a inclusão financeira no país. Entre essas iniciativas, destaca-se o surgimento das fintechs. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo analisar como as fintechs podem promover a inclusão financeira de estudantes de graduação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA no sistema financeiro brasileiro e identificar os fatores que contribuem para o sentimento de inclusão desses universitários. Utilizou-se a análise quantitativa com abordagem descritiva para responder ao objetivo da pesquisa, e os dados foram coletados por meio de questionários eletrônicos. Como resultado, foi possível identificar que mesmo os universitários usuários de fintechs que não possuem renda própria podem se sentir incluídos financeiramente. Assim, a renda não é fator de exclusão financeira dos alunos da UNIPAMPA. Além disso, concluímos que as fintechs são instrumentos eficazes para a inclusão financeira de estudantes universitários e jovens pertencentes a classes tradicionalmente excluídas pelas instituições financeiras tradicionais, como pessoas de baixa renda e mulheres.
The high unbanked population in Brazil motivated a series of initiatives to develop financial inclusion in the country. Among these initiatives, there is also the emergence of fintech. Therefore, this research aimed to analyze how fintech can promote the financial inclusion of undergraduate students at the Federal University of Pampa - UNIPAMPA in the Brazilian financial system and identify the factors that contribute to the feeling of inclusion of these university students. We used quantitative analysis with a descriptive approach to responding to the research objective, and data are collected through electronic surveys. As a result, it was possible to identify that even university students using fintechs who do not have their income can feel financially included. Thus, income is not a factor for the financial exclusion of UNIPAMPA students. Furthermore, we concluded that fintechs are effective instruments for the financial inclusion of university students and young people belonging to classes traditionally excluded by traditional financial institutions, such as low-income individuals and women.