Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE INOVAÇÃO ORIENTADAS PARA A SUSTENTABILIDADE E O MODELO DE NEGÓCIOS DE EMPRESAS INDUSTRIAIS INTERNACIONALIZADAS
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Palavras Chave

Inovação sustentável. Modelo de negócios. Indústrias. Internacionalização.
Sustainable innovation. Business model. Industries. Internationalization.

Área

Inovação

Tema

Modelos de Negócios Inovadores

Autores

Nome
1 - Jordana Marques Kneipp
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
2 - Rodrigo Reis Favarin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
3 - Greice Eccel Pontelli
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Coordenação de Análise Contábil - Departamento de Contabilidade e Finanças/PRA
4 - Irene da Silva D'Avila
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Santa Maria
5 - Isabela Marques Kumer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria

Reumo

Este estudo analisou as diferenças no que se refere à adoção de práticas de inovação orientadas para a sustentabilidade e o modelo de negócios de empresas industriais, quando considerado o grau de internacionalização das empresas. Foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa, com abordagem descritiva, por meio de uma survey. A amostra compreendeu 104 empresas industriais brasileiras. Para análise dos dados, utilizou-se os softwares Microsoft Excel e Statistical Package for the Social Sciences – SPSS, por meio de análise univariada e bivariada. Os achados indicam que existem diferenças no que se refere à adoção de algumas das práticas de inovação orientadas para a sustentabilidade. Foram evidenciadas diferenças significativas no que tange aos produtos, demonstrando uma preocupação dos consumidores em relação a estes aspectos. Em relação ao modelo de negócios, percebeu-se diferenças no tocante a um modelo financeiro responsável pelos impactos ecológicos e sociais da empresa. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa conecta práticas de inovação orientadas para a sustentabilidade e o modelo de negócios, considerando o grau de internacionalização.
This study analyzed the differences regarding adopting sustainability-oriented innovation practices and the business model of industrial companies considering their degree of internationalization. Quantitative research was developed with a descriptive design using a survey. The sample comprised 104 Brazilian industrial companies. For data analysis, Microsoft Excel and Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software were used for data analysis using univariate and bivariate analysis, and the findings revealed differences concerning adopting sustainability-oriented innovation practices. Significant differences were observed concerning products, demonstrating the consumers’ concerns regarding these aspects. As for the business model, differences were noticed regarding a financial model responsible for the company’s ecological and social impacts. From a theoretical point of view, this study connects sustainability-oriented innovation practices and the business model by considering the degree of internationalization.