Resumo

Título do Artigo

RENDAS RELACIONAIS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE DA REDE WINES OF BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Rendas Relacionais; Redes Interorganizacionais; Visão Relacional; Internacionalização Organizacional; Wines of Brasil
Relational Rent; Interorganizational Networks; Relational View; Organizational Internationalization; Wines of Brasil.

Área

Internacionalização

Tema

Gestão Internacional: estratégias e táticas

Autores

Nome
1 - Maíra Nunes Piveta
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH
2 - Flavia Luciane Scherer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
3 - Nathália Rigui Trindade
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de pós graduação em administração
4 - MARINDIA BRACHAK DOS SANTOS
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Colégio Politécnico da UFSM
5 - CARLOS EDUARDO LOPES DOS SANTOS

Reumo

As redes interorganizacionais propiciam para as empresas participantes o acesso a uma série de rendas relacionais que são geradas por meio dos relacionamentos desenvolvidos. A internacionalização organizacional pode beneficiar-se de diferentes maneiras destas rendas relacionais, como ocorre na rede Wines of Brasil. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de “identificar as fontes de rendas relacionais para a internacionalização provenientes da rede interorganizacional Wines of Brasil”. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa sendo viabilizado por meio da condução de entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados do estudo demonstraram que as quatro características necessárias para a geração de rendas relacionais foram identificadas na rede Wines of Brasil. Dentre elas, pode-se destacar a geração e disseminação de conhecimentos; a diminuição dos custos de transação mediante adoção de mecanismos de governança assertivos; dentre outros.
Interorganizational networks provide participating companies with access to a series of relational rent that are generated through developed relationships. Organizational internationalization can benefit from different ways of these relational rent, as occurs in the Wines of Brazil network. Therefore, the aim of this study was to "identify the sources of relational rent for internationalization from the wines of Brazil interorganizational network". Therefore, a descriptive study with a qualitative approach was developed and made possible by conducting semi-structured interviews. The main results of the study showed that the four characteristics necessary for the generation of relational rent were identified in the Wines of Brazil network. Among them, one can highlight the generation and dissemination of knowledge; the reduction of transaction costs through the adoption of assertive governance mechanisms; among others.