1 - Luciana Davi Traverso
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento das Ciências Administrativas
2 - SOFIA DE OLIVEIRA CRUZ
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Santa Maria - Camobi
3 - Fernando Rocha Bellé
4 - Joice Beatriz Bock de Oliveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
Reumo
As experiências turísticas uma vez armazenadas na memória das pessoas, podem afetar o comportamento futuro das mesmas. Com isso, os turistas tendem a relatar suas experiências para outras pessoas. Esse processo indica associação com a aprendizagem organizacional, do contrário não seria replicado às diferentes pessoas que visitam o empreendimento. Nesse sentido, buscamos desenvolver uma revisão narrativa de literatura acerca das experiências memoráveis no turismo e sobre aprendizagem organizacional. Foi possível analisar que as vivências memoráveis acontecem no momento em que o indivíduo tem uma experiência considerada única e esse processo de compartilhamento de informações que acontece através da aprendizagem organizacional, auxilia a gestão no aperfeiçoamento das estratégias e planejamentos.
Tourist experiences, once stored in people's memories, can affect their future behavior. As a result, tourists tend to share their experiences with other people. This process indicates association with organizational learning, otherwise it would not be replicated to different people who visit the enterprise. In this sense, we seek to develop a narrative literature review about memorable experiences in tourism and organizational learning. It was possible to analyze that memorable experiences happen when the individual has an experience considered unique and this information sharing process that takes place through organizational learning helps management to improve strategies and planning.