Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DO PINHÃO NO RIO GRANDE DO SUL
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Palavras Chave

Pinhão. Marketing. Consumidores. Cadeia produtiva.
Pinion. Marketing. Consumers. Productive chain.

Área

Agronegócio

Tema

Sustentabilidade no Agronegócio

Autores

Nome
1 - JEAN MARCOS DA SILVA
Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul - Venâncio Aires
2 - Jordana Marques Kneipp
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Djenifer Priscila Bohn
Centro Universitário Internacional Uninter - Polo Venâncio Aires
4 - Gabriela Leandro
5 - Carolina Leandro

Reumo

O pinhão é um Produto Florestal Não-Madeirável-PFNM típico em regiões de ocorrência da Floresta Araucária (Araucaria angustifólia), como a região Sul do Brasil. Conforme o IBGE (2018), em 2017, somente no Rio Grande do Sul, o pinhão contribuiu com R$ 3.633.000 para o Produto Interno Bruto-PIB do Estado, com 947.000 kg de produção. Como um PFNM, o pinhão caracteriza-se por apresentar as qualificações apontadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) que define PFNMs como produtos florestais não lenhosos de origem vegetal, tais como resina, cipó, óleo, sementes, plantas ornamentais, plantas medicinais, entre outros, bem como serviços sociais e ambientais, como reservas extrativistas, sequestro de carbono, conservação genética e outros benefícios oriundos da manutenção da floresta (MMA, 2017). Barbosa et al. (2020) apontaram que a cadeia produtiva do pinhão possui pouca profissionalização gerencial entre os elos primários da cadeia com uma forte informalidade das relações entre os atores. Esta reduzida profissionalização em relação à gestão expõe os produtores de pinhão a condições de falta de esclarecimento sobre o comportamento dos consumidores do produto, uma abordagem amplamente debatida nos estudos sobre marketing. Esta pesquisa, portanto, busca compreender os consumidores do pinhão, resultado desta necessidade de identificar as motivações e as preferências dos consumidores do produto. Este desconhecimento sobre estes atores que compõem a cadeia produtiva do pinhão é, portanto, a principal justificativa desta pesquisa. A presente pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Quais os perfis, os hábitos e as preferências dos consumidores do pinhão no Rio Grande do Sul? Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar os perfis, os hábitos e as preferências dos consumidores do pinhão no Rio Grande do Sul.
The pinion is a typical Non-Wooden Forest Product - NTFP in regions where the Araucaria Forest (Araucaria angustifólia) occurs, such as the southern region of Brazil. According to the IBGE (2018), in 2017, only in Rio Grande do Sul, the jatropha contributed with R$ 3,633,000 to the Gross Domestic Product-GDP of the State, with 947,000 kg of production. As a NTFP, the jatropha is characterized by having the qualifications indicated by the Ministry of the Environment (MMA) which defines NTFPs as non-wood forest products of plant origin, such as resin, vine, oil, seeds, ornamental plants, medicinal plants, among others, as well as social and environmental services, such as extractive reserves, carbon sequestration, genetic conservation and other benefits arising from forest maintenance (MMA, 2017). Barbosa et al. (2020) pointed out that the jatropha production chain has little managerial professionalization among the primary links in the chain, with strong informality in the relationships between actors. This reduced management professionalization exposes jatropha producers to conditions of lack of clarification on the behavior of consumers of the product, an approach widely debated in marketing studies. This research, therefore, seeks to understand the consumers of the jatropha, a result of this need to identify the motivations and preferences of consumers of the product. This lack of knowledge about these actors that make up the jatropha production chain is, therefore, the main justification for this research. This research seeks to answer the following question: What are the profiles, habits and preferences of jatropha consumers in Rio Grande do Sul? In this sense, this article aims to identify the profiles, habits and preferences of jatropha consumers in Rio Grande do Sul.