Resumo

Título do Artigo

Empreendedorismo ambiental e o uso dos recursos naturais Amazônicos: um estudo junto à New Face Cosmetics de Cacoal/RO
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Palavras Chave

Sustentabilidade. Recursos Amazônicos. Empreendimento ambiental.
Sustainability. Amazon Resources. Environmental enterprise.

Área

Sustentabilidade

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Suzenir Aguiar Da Silva
Universidade Federal de Rondônia - Ciências Contábeis Cacoal
2 - ANDREIA DUARTE ALEIXO
Universidade Federal de Rondônia - CACOAL
3 - OZANA RODRIGUES BORITZA
Universidade Federal de Rondônia - Campus Cacoal
4 - NILZA DUARTE ALEIXO DE OLIVEIRA
Universidade Federal de Rondônia - Cacoal
5 - JENIFER KATELY FEITOSA PERPETUO
Universidade Federal de Rondônia - CACOAL

Reumo

A palavra “sustentabilidade” em seu conceito geral, pode ser entendida como sustentar, defender e cuidar. A discussão acerca desse tema ganha uma notável relevância ao ser relacionada à maior floresta tropical do mundo – a Amazônica – e seus vastos e inigualáveis recursos naturais ricos em valores científicos e também econômicos. Deste modo, tal termo, seu conceito e importância não seriam ignorados no mundo dos negócios. Nesse contexto o objetivo da pesquisa foi analisar as práticas e o perfil do empreendedor Amazônico a partir da New Face Cosmetics de Cacoal/RO, para tanto, utilizou-se do método dedutivo, com abordagem qualitativa exploratória-descritiva, a partir de pesquisa bibliográfica para elaboração do referencial, coletou-se os dados primários por meio de entrevista junto à representante da empresa, no mês de novembro de 2020, a fim de atender o objetivo proposto. Os resultados mostram que a indústria foi inicialmente implantada com o objetivo de trazer tecnologia inovadora para a região, novo nicho para o mercado local, aumento na oferta de empregos e valorização das comunidades extrativistas locais, agregando no valor econômico e social da região; foram apresentadas também, preocupações ambientais como obtenção de matérias-primas de fornecedor certificado e coletadas por comunidades tradicionais extrativistas sustentáveis que coletam os frutos e as sementes sem derrubar nenhuma árvore, realização de estudos dos ativos das matérias-primas 100% amazônicas, a preocupação em não fazer testes em animais, a utilização de embalagens que se decompõem mais rapidamente dentre outros benefícios ambientais, econômicos e sociais.
The word “sustainability” in its general concept can be understood as sustaining, defending and caring. The discussion on this topic gains a remarkable relevance when it is related to the largest tropical forest in the world – the Amazon – and its vast and unequaled natural resources rich in scientific and also economic values. In this way, such term, its concept and importance would not be ignored in the business world. In this context, the objective of the research was to analyze the practices and profile of the Amazonian entrepreneur from the New Face Cosmetics of Cacoal/RO. Therefore, the deductive method was used, with a qualitative exploratory-descriptive approach, from a bibliographical research for elaboration of the reference, the primary data was collected through an interview with the company representative, in November 2020, in order to meet the proposed objective. The results show that the industry was initially implemented with the objective of bringing innovative technology to the region, a new niche for the local market, an increase in the offer of jobs and appreciation of local extractive communities, adding to the region's economic and social value; environmental concerns were also presented, such as obtaining raw materials from a certified supplier and collected by traditional sustainable extractive communities that collect fruits and seeds without felling any trees, carrying out studies of the assets of 100% Amazonian raw materials, the concern with not testing on animals, the use of packaging that decomposes more quickly, among other environmental, economic and social benefits.