Resumo

Título do Artigo

A PERCEPÇÃO DOS EMPREENDEDORES SOCIAIS BRASILEIROS E PORTUGUESES SOBRE O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE VALOR SOCIAL
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Palavras Chave

empreendedorismo social; criação de valor social; valores pessoais
social entrepreneurship, social value creation, personal values

Área

Inovação

Tema

Empreendedorismo Inovador

Autores

Nome
1 - Letícia lengler
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - DCA
2 - VANIA DE FATIMA BARROS ESTIVALETE
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

A relevância do empreendedorismo social tem sido discutida no campo da administração, principalmente ao se preconizar que os gestores que atuam como empreendedores sociais podem desempenhar um papel promissor ao criar e alavancar soluções para os problemas sociais. Com o crescimento do número de indivíduos desenvolvendo e criando organizações com foco na criação de valor social, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar a criação de valor social entre empreendedores sociais do Brasil e de Portugal. Com base no referencial teórico, que parte da perspectiva do empreendedorismo social como um processo de criação de valor social, e de que os valores pessoais atuam como catalisadores desse processo, elaborou-se um roteiro de entrevista semiestruturada para identificar a proposição de valor social e para investigar os valores pessoais. Foram utilizadas metodologias qualitativas para o levantamento dos dados e análise dos resultados, por meio de realização de entrevistas com seis gestores, sendo três brasileiros e três portugueses. Empregou-se ainda a análise de conteúdo, com o propósito de explorar elementos similares ou contrastantes em relação aos tópicos desta pesquisa. A fragilidade econômica percebida em ambos os contextos, não impede que os empreendedores sociais estabeleçam articulações para criar valor social em seus respectivos contextos, encontrando assim um campo promissor quando manifestam valores pessoais dominantes com foco nos interesses coletivos. Observou-se que a valorização da benevolência e universalismo, presente entre os empreendedores sociais de ambos os países contribuem para o fortalecimento dos interesses coletivos e para a criação de valor social.
The relevance of social entrepreneurship has been discussed in the field of administration, mainly when it is advocated that managers who act as social entrepreneurs can play a promising role in creating and leveraging solutions to social problems. With the growth in the number of individuals developing and creating organizations focused on creating social value, the general objective of this study is to analyze the creation of social value among social entrepreneurs in Brazil and Portugal. Based on the theoretical framework, which starts from the perspective of social entrepreneurship as a process of creating social value, and that personal values act as catalysts in this process, a semi-structured interview script was designed to identify the proposition of social value and to investigate the personal values. Qualitative methodologies were used to collect data and analyze the results, through interviews with six managers, three Brazilians and three Portuguese. Content analysis was also used, with the purpose of exploring similar or contrasting elements in relation to the topics of this research. The economic weakness perceived in both contexts does not prevent social entrepreneurs from establishing articulations to create social value in their respective contexts, thus finding a promising field when they manifest dominant personal values focused on collective interests. It was observed that the appreciation of benevolence and universalism, present among social entrepreneurs in both countries, contributes to the strengthening of collective interests and to the creation of social value.