Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO DOS STALKEHOLDERS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Responsabilidade social corporativa; Comportamento de cidadania organizacional; Partes interessadas
Corporate Social Responsibility; Organizational Citizenship Behavior; Stakeholders

Área

Sustentabilidade

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Lenise David da Silva
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA

Reumo

Estratégias de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) corroboram com vantagens competitiva, reputação e envolvimento psicológico dos funcionários com a organização. Compreender a Responsabilidade Social Corporativa e seu impacto no Comportamento de Cidadania Organizacional (OCB), tornou-se relevante, uma vez que a influência de um no desenvolvimento do outro tem um papel impactante e benéfico para as partes interessadas da organização. O comportamento de Cidadania Organizacional é definido como um comportamento próprio do indivíduo realizado de forma espontânea em prol de melhorias na organização. A responsabilidade social corporativa refere-se ao compromisso de organizações quanto ao seu comportamento ético e contribuição para o desenvolvimento econômico, ambiental e social. A percepção dos funcionários ao envolvimento de práticas de CSR por parte da organização é capaz de desenvolver afinidade entre o trabalhador e a identidade organizacional corroborando com o OCB.
Corporate Social Responsibility (CSR) strategies support employees' competitive advantage, reputation, and psychological involvement with the organization. Understanding Corporate Social Responsibility and its impact on Organizational Citizenship Behavior (OCB) has become relevant, since the influence of one on the other's development has an impacting and beneficial role for the organization's stakeholders. The Organizational Citizenship behavior is defined as an individual's own behavior performed spontaneously in favor of improvements in the organization. Corporate social responsibility refers to organizations' commitment to their ethical behavior and contribution to economic, environmental, and social development. The employees' perception of the organization's involvement in CSR practices can develop an affinity between the worker and the organizational identity, corroborating the OCB.