Resumo

Título do Artigo

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE REDES SOCIAIS NA TERCEIRA IDADE: UM ESTUDO NA CIDADE SANTA MARIA/ RS
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Palavras Chave

Comportamento; Consumo; Redes Sociais Digitais; Terceira Idade
Behavior; Consumption; Digital Social Networks; Elderly

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Odete Darós
2 - Veridiane Bárbara de Souza
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia
3 - Jéssica Dáros Rossi
4 - Letícia Gomes dos Santos
5 - Ana Claudia da Rosa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA

Reumo

A principal faixa etária afetada pela pandemia do novo coronavírus, os idosos acima de 60 anos precisaram reformular seu relacionamento com a tecnologia. Este estudo teve como objetivo analisar quais os fatores que influenciam o comportamento do consumidor de redes sociais na terceira idade na cidade de Santa Maria, RS. O método trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter quantitativa utilizando-se a aplicação de um questionário para mensurar e quantificaras respostas dos entrevistados e obter dados que irão subsidiar o estudo possibilitando resolutividade do seu problema de pesquisa. A coleta de dados ocorreu de duas maneiras, uma parte da pesquisa realizada com noventa idosos que responderam por meio de ligações de telefone em virtude da pandemia (COVID-19), as demais pessoas, ou seja, 265 das entrevistas foram efetuadas presencialmente pela pesquisadora na fila das vacinas da (COVID-19), na cidade de Santa Maria, RS. As considerações finais ressaltam que o total de respondentes chegou a 355 e os objetivos foram alcançados. A rede social eleita preferida do público idoso é o WhatsApp utilizada por 97,5% deles, seguido do facebook com 92,4%. O smartphone é o dispositivo que ganha destaque, isto é 97,7%, utilizam para acessar a internet, já o computador é acessa e apenas por 41,2% dos entrevistados, sendo que apenas 3,4% dos respondentes utilizam tabletes.