Resumo

Título do Artigo

ALFABETIZAÇÃO DIGITAL DOS ALUNOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: um olhar dos professores de cidades do interior do Brasil
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Palavras Chave

Tecnologias Móveis; Alfabetização Digital; Ensino Remoto
Mobile Technologies; Digital Literacy; Remote Teaching

Área

Inovação

Tema

Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual

Autores

Nome
1 - Gabriel Antonio dos Santos
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
2 - KETER FAGUNDES BAUERMANN
Universidade da região da campanha - Campus São Gabriel
3 - Kathiane Benedetti Corso
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

Este estudo tem como objetivo identificar se os alunos do Ensino Fundamental de cidades do interior do Brasil são alfabetizados digitalmente na percepção dos professores, por meio de uma abordagem metodológica qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas diretas através do WhatsApp e Google Meet. Os mesmos foram analisados por meio de uma análise interpretativa. Os resultados encontrados apontam que na percepção dos professores, nem todos os alunos têm facilidade no uso de tecnologias móveis no ambiente de ensino-aprendizagem virtual; assim como, muitos acabando dispersando-se com outras atividades durantes as aulas virtuais. A maior parte dos alunos não são alfabetizados digitalmente; a alfabetização digital já está integrada no currículo escolar do Ensino Fundamental em determinadas localidades; e é fundamental que os alunos recebam uma formação digital pautada no uso consciente e ético das tecnologias móveis.
This study aims to identify whether elementary school students from cities in the interior of Brazil are digitally literate in the teachers' perception, through a qualitative methodological approach. Data were collected through direct interviews through WhatsApp and Google Meet . The data were analyzed using an interpretive analysis. The results found show that, in the perception of the teachers, not all students find it easy to use mobile technologies in the virtual teaching-learning environment; as well as many ending up dispersing themselves with other activities during virtual classes. Most students are not digitally literate; digital literacy is already integrated into the elementary school curriculum in certain locations; and it is essential that students receive digital training based on the conscious and ethical use of mobile technologies.