Resumo

Título do Artigo

Impacto da satisfação dos associados para o desenvolvimento de uma cooperativa
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Palavras Chave

Cooperativismo;. Cooperativa; Satisfação; Associado
Cooperatives; Cooperative; Satisfaction; Associate

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Hewerton Araújo Lima
2 - Walter Almeida Ferraz Athaydes
3 - Deivid Ilecki Forgiarini
ESCOOP - Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Pós-Graduação
4 - Cinara Neumann Alves
ESCOOP - Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo

Reumo

A satisfação dos clientes é um tema que está sendo amplamente discutido no cenário empresarial, além de muito discutido nas cooperativas, assim foi realizado o estudo em uma cooperativa de crédito, abordando a satisfação no cooperativismo, com o intuito de identificar o quanto os funcionários estão inseridos no cooperativismo e quanto compreendem a relevância do tema para proporcionar satisfação aos associados. Foi utilizado o estudo de caso qualitativo como técnica de pesquisa, o que possibilitou ter uma visão ampla da cooperativa através das entrevistas aplicadas à funcionários de três setores, permitindo ter a percepção de que já há um conhecimento relevante sobre o cooperativismo e busca contínua pelo atendimento mais próximo e humanizado. Com isso ao final deste estudo algumas sugestões foram apresentadas, com o intuito de proporcionar reflexões aos funcionários envolvidos no atendimento ao associado para que proporcione a melhor experiência possível gerando assim satisfação em consequência o desenvolvimento do associado, cooperativa e mesmo da própria comunidade.
Customer satisfaction is a topic that is being widely discussed in the business scenario, in addition to being much discussed in cooperatives, so the study was carried out in a credit union, addressing satisfaction in cooperatives, in order to identify how well the employees are inserted in cooperativism and how much they understand the relevance of the theme to provide satisfaction to members. The qualitative case study was used as a research technique, which made it possible to have a broad view of the cooperative through interviews applied to employees from three sectors, allowing for the perception that there is already relevant knowledge about cooperativism and the continuous search for service closer and more humanized. Thus, at the end of this study, some suggestions were presented, in order to provide reflections to employees involved in assisting the associate so that they provide the best possible experience, thus generating satisfaction to the associate as a result of the development of the associate, cooperative and even the community itself.