Resumo

Título do Artigo

A COMERCIALIZAÇÃO DE SEGUROS NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
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Palavras Chave

SWOT. Análise Estratégica. Oportunidades. Ameaças. Pontos Fortes. Pontos Fracos
SWOT Strategic Analysis. Opportunities. Threats. Strong points. Weak points.

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto nos negócios

Autores

Nome
1 - Alessandra Sartor
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
2 - Paloma de Mattos Fagundes

Reumo

O setor de seguros tem um papel importante na economia mundial, no desenvolvimento de infraestruturas, geração de emprego e renda. Com a chegada da pandemia do COVID-19, em 2020, muitas incertezas cercaram o mercado. O setor que vinha mantendo-se estável até o início do ano passou a sentir grandes mudanças que atingiram em cheio a economia. Neste sentido este estudo tem como objetivo analisar a dinâmica de comercialização, identificando os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças de seguros no Brasil durante a pandemia de COVID-19. O estudo é do tipo exploratório e descritivo, constituído por amostra de 28 corretores de seguros de diversas regiões do país, com produção nos últimos dois anos, 2019 e 2020 através da assessoria. A pesquisa foi realizada através de um questionário de perguntas abertas e fechadas e com a escala de classificação. Além de desafios, a pandemia também trouxe muitas oportunidades, pois mudou a percepção do mercado de seguros e as necessidades dos segurados. A busca por novas tecnologias, o marketing digital como um aliado, o comportamento de compra dos consumidores e o impacto da economia foram os principais pontos destacados. Por fim, percebe-se que o setor sofreu fortes impactos, mas conseguiu se manter forte para enfrentar os desafios de uma pandemia.
The insurance sector plays an important role in the world economy, in infrastructure development, employment and income generation. With the arrival of the COVID-19 pandemic in 2020, many uncertainties surrounded the market. The sector that had been stable until the beginning of the year began to experience major changes that hit the economy hard. In this sense, this study aims to analyze the dynamics of commercialization, identifying the strengths and weaknesses, opportunities and threats of insurance in Brazil during the COVID-19 pandemic. The study is exploratory and descriptive, consisting of a sample of 28 insurance brokers from different regions of the country, with production in the last two years, 2019 and 2020, through the consultancy. The research was carried out through a questionnaire with open and closed questions and with a rating scale. In addition to challenges, the pandemic also brought many opportunities, as it changed the perception of the insurance market and the needs of policyholders. The search for new technologies, digital marketing as an ally, the purchasing behavior of consumers and the impact of the economy were the main points highlighted. Finally, it is clear that the sector suffered strong impacts, but managed to remain strong to face the challenges of a pandemic.