Resumo

Título do Artigo

Incivilidade no trabalho e sua diversidade de fontes
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Incivilidade no Trabalho. Diversidade de Fonte. Professores
Workplace Incivilty. Diversity of Sources. Teachers.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Talita Gonçalves Posser
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Vânia Medianeira Flores Costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
4 - Rafaela Butzke Geloch
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - SANTA MARIA
5 - Paula Balardin Ribeiro Aragão
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Cachoeira do Sul

Reumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender quais as fontes de incivilidade no âmbito do trabalho dos professores da educação básica de instituições de ensino públicas e privadas do município de Santa Maria/RS. Desta forma, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de natureza exploratória com o emprego da abordagem de métodos qualitativos. Para coleta de dados foram entrevistados cinco professores, e o processo de análise de dados da fase qualitativa, conforme as etapas propostas por Bardin (2016). A categoria Diversidade de Fontes, apontou a fonte ascendente (alunos para professores) com maior frequência relatada pelos professores, em contrapartida, quando confrontado as proposições teóricas sobre as múltiplas fontes de incivilidade, os professores da educação básica de instituições públicas e privadas do município de Santa Maria/RS, verificou-se a ausência da incivilidade de fontes horizontal (entre professores), o que representa um aspecto positivo no contexto estudado. Portanto, para estudos futuros sugere-se a investigação do tema incivilidade no trabalho em outros contextos educacionais, além de organizações de diferentes setores e porte e diferentes regiões geográficas do Brasil. Além disso, também sugere-se o desenvolvimento de estudos que investiguem a relação entre os índices de incivilidade e gênero, escolaridade, raça, etc, mapear as consequências da incivilidade diferenciando os instigadores e sobre o enfrentamento e prevenção da incivilidade no trabalho. Sugere-se ainda desenvolver estudos para investigar comportamentos antecedentes da incivilidade, como por exemplo, estilos de liderança, bem como pesquisas associadas a outras temáticas como Vínculos Organizacionais, Satisfação no Trabalho, Bem Estar no Trabalho, Desempenho no Trabalho entre outras.
This work aims to understand the sources of incivility in the work of basic education teachers from public and private educational institutions in the city of Santa Maria/RS. Thus, the research is characterized as an exploratory research with the use of qualitative methods approach. For data collection, five teachers were interviewed, and the data analysis process of the qualitative phase, according to the steps proposed by Bardin (2016). The Diversity of Sources category pointed to the ascending source (students to teachers) most frequently reported by teachers, on the other hand, when confronted with theoretical propositions about multiple sources of incivility, basic education teachers from public and private institutions in the municipality of Santa Maria/RS, it was verified the absence of incivility of horizontal sources (among teachers), which represents a positive aspect in the studied context. Therefore, for future studies, it is suggested to investigate the topic of incivility at work in other educational contexts, in addition to organizations of different sectors and sizes and different geographic regions in Brazil. In addition, it is also suggested the development of studies that investigate the relationship between incivility indices and gender, education, race, etc., mapping the consequences of incivility, differentiating the instigators and on the confrontation and prevention of incivility at work. It is also suggested to develop studies to investigate antecedent behaviors of incivility, such as leadership styles, as well as research associated with other themes such as Organizational Bonds, Job Satisfaction, Well-Being at Work, Work Performance, among others.