Resumo

Título do Artigo

SERVIÇOS TURÍSTICOS COMO FONTE PARA O ENVELHECIMENTO ATIVO
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Palavras Chave

Turismo; envelhecimento
tourism; aging

Área

Turismo

Tema

Temas emergentes em turismo

Autores

Nome
1 - Liziane Mieres Dos Santos
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
2 - HENRIQUE GARCIA PERONIO
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento
3 - ANDRESSA HENNIG SILVA
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento

Reumo

As atividades de lazer como o turismo podem contribuir para a transformação do estereótipo frágil e negativo que existe da velhice, mantendo o idoso atuante na sociedade, fazendo-o reconhecer-se em sua nova fase como um indivíduo que ainda terá muito tempo para viver e que tranquilamente poderá almejar novas motivações, tais como aprender, ensinar e manter-se no convívio social de forma produtiva (MOTA e BABINSKI, 2017). A partir da pandemia do Covid-19, adaptações deverão ocorrer nos serviços turísticos para atender a demanda dos idosos adeptos a realizarem constantemente viagens de turismo, levando em consideração que os mesmos foram os consumidores mais afetados com a desaceleração das atividades turísticas e ao final dessa crise sanitária certamente estarão sedentos por viver as emoções que as viagens de turismo proporcionam a eles. Neste sentido tem-se como problema de pesquisa: Quais são os impactos das atividades de turismo, realizadas por idosos, para o envelhecimento ativo? Especificamente, busca-se: i) conhecer os atributos que são valorizados pelo consumidor idoso com o atendimento prestado pelos serviços turísticos; ii) compreender os benefícios que a prática do serviço turístico traz para o envelhecimento ativo; iii) suscitar o debate de questões relacionadas ao construto do envelhecimento ativo. Para alcançar os objetivos foram realizadas entrevistas com idosas participantes de grupo de maturidade, os resultados apontaram que as consumidoras idosas de turismo se percebem mais ativas ao participarem de viagens com grupos, reconhecendo que viajar melhora seus aspectos cognitivos, físicos e de socialização, dessa forma contribuindo para seu envelhecimento ativo. O principal objetivo desses viajantes é aproveitar todos os momentos e o único impedimento para que não realizem mais viagens é a questão financeira, “se tivessem mais dinheiro, viajariam mais”, relatam. Os idosos demonstram terem ainda muitos desejos e sonhos, pois querem conhecer novos lugares.
Leisure activities such as tourism can contribute to the transformation of the fragile and negative stereotype of old age, keeping the elderly active in society, making them recognize themselves in their new phase as an individual who will still have a long time to live and who can quietly aim for new motivations, such as learning, teaching and keeping up with social life in a productive way (MOTA and BABINSKI, 2017). As of the Covid-19 pandemic, adaptations will have to occur in tourist services to meet the demand of elderly people who are adepts to constantly carry out tourism trips, taking into account that they were the most affected consumers with the slowdown in tourist activities and at the end of this health crisis will certainly be thirsty to experience the emotions that tourism travel provides them. In this sense, the research problem is: What are the impacts of tourism activities carried out by the elderly on active aging? Specifically, it seeks to: i) know the attributes that are valued by the elderly consumer with the care provided by tourist services; ii) understand the benefits that the practice of tourist services brings to active aging; iii) raise the debate on issues related to the active aging construct. To achieve the objectives, interviews were conducted with elderly participants of a maturity group, the results showed that elderly tourism consumers perceive themselves more active when participating in group trips, recognizing that traveling improves their cognitive, physical and socialization aspects, thus contributing to their active aging. The main objective of these travelers is to take advantage of every moment and the only impediment for them not to make more trips is the financial issue, “if they had more money, they would travel more”, they report. The elderly demonstrate that they still have many desires and dreams, as they want to visit new places.