Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento de Competências Docentes: estudo no Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), em Minas Gerais.
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Palavras Chave

Competências. Docentes. Ensino superior. Centro universitário. Instituição de ensino.
Competencies. Teachers. University education. University center. Educational institution.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Francislene de Cássia Prates Oliveira Leão
2 - Reginaldo de Jesus Carvalho Lima
Faculdades Pedro Leopoldo - Campus Dr. Lund
3 - Domingos Antônio Giroletti
Faculdades Pedro Leopoldo - Campus Dr. Lund

Reumo

Este artigo tem por objetivo geral caracterizar o processo de desenvolvimento de competências docentes no Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), localizado em Montes Claros, Minas Gerais. Fundamenta-se em pesquisa descritiva envolvendo a análise de dados quantitativos e qualitativos. O referencial teórico contempla aspectos sobre as competências individuais e organizacionais, relacionados ao ensino superior no país. Como modelo teórico, utilizou-se a abordagem proposta por Paiva e Melo (2009). A coleta de dados envolveu a aplicação de questionário impresso e de entrevista semiestruturada em docentes que atuam nos cursos de graduação de Administração, Direito, Engenharia Civil, Medicina e Psicologia, além da Pró-reitora da Instituição. Para aprofundamento, foram realizadas 15 entrevistas com docentes dos referidos cursos, com duração média de 60 minutos. As entrevistas foram gravadas com o consentimento dos sujeitos de pesquisa e, posteriormente, foram transcritas. Os dados quantitativos foram tratados por meio de estatística descritiva com utilização do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os dados qualitativos foram analisados conforme os procedimentos descritos por Silva (2005). A pesquisa revelou que a Instituição dispõe de adequada infraestrutura e, em termos de ensino aprendizagem, adota uma concepção pedagógica inovadora e uma metodologia baseada na pedagogia ativa. Dentre as competências destacadas pelo grau de importância, constatou-se a presença das seguintes modalidades constituintes do modelo teórico adotado: competência cognitiva, competência funcional e competência comportamental. Os resultados mostram que o desenvolvimento de competências é um processo complexo que envolve iniciativas empreendidas pelo UNIFIPMoc e esforços por parte dos docentes. Embora a IES assuma uma posição ativa na construção de competências docentes, ainda há um longo caminho a percorrer em face dos inúmeros desafios que comprometem esse processo.
The general objective of this article is to characterize the process of developing teaching competencies at the FIPMoc University Center (UNIFIPMoc), located in Montes Claros, Minas Gerais. It is based on descriptive research involving the analysis of quantitative and qualitative data. The theoretical framework includes aspects of individual and organizational competencies, related to higher education in the country. As a theoretical model, the approach proposed by Paiva and Melo (2009) was used. Data collection involved the application of a printed questionnaire and semi-structured interviews with professors who work in undergraduate courses in Administration, Law, Civil Engineering, Medicine and Psychology, in addition to the Dean of the institution. For further details, 15 interviews were carried out with professors of these courses, with an average duration of 60 minutes. The interviews were recorded with the consent of the research subjects and later transcribed. Quantitative data were treated using descriptive statistics using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Qualitative data were analyzed according to the procedures described by Silva (2005). The research revealed that the Institution has an adequate infrastructure and, in terms of teaching and learning, it adopts an innovative pedagogical concept and a methodology based on active pedagogy. Among the competences highlighted by the degree of importance, the presence of the following constituent modalities of the theoretical model adopted was found: cognitive competence, functional competence and behavioral competence. The results show that the development of competences is a complex process that involves initiatives undertaken by UNIFIPMoc and efforts by teachers. Although the HEI assumes an active position in the construction of teaching competencies, there is still a long way to go in the face of the numerous challenges that compromise this process.