Resumo

Título do Artigo

AGORA A FEIRA É NAS REDES SOCIAIS: A INSERÇÃO DA PLATAFORMA ALIMENTOS DE ORIGEM NO FACEBOOK
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Palavras Chave

Sustentabilidade, Comunicação, Plataforma Alimentos de Origem
Sustainability, Communication, Plataforma Alimentos de Origem

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rafael Foletto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Frederico Westphalen
2 - Bruna Bonadeo
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Frederico Westphalen

Reumo

Em 2014, teve início uma cooperação entre a ADMAU (Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai) e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria-Campus Frederico Westphalen) para a criação de uma plataforma, que traz como possibilidade o registro formal de agroindústrias, bem como a rastreabilidade de produtos vegetais, além de suporte técnico especializado para o respeito da legislação garantindo, assim, vantagens em termos de competitividade de mercado. Com isso, o objetivo da presente discussão é entender as estratégias de comunicação de inserção nas redes sociais digitais da Plataforma Alimentos de Origem, que apresenta diversas potencialidades de desenvolvimento para agricultores familiares e de consumo para a população na qual o projeto se encontra inserido, analisando, para tanto, o conteúdo produzido no perfil oficial do serviço no Facebook, em 2020, em especial a realização de Lives. Para tanto, realiza-se uma análise quantitativa e qualitativa, utilizando-se das técnicas de Análise de Redes Sociais e Análise de Conteúdo, interpretando dados a respeito das postagens, interações e inter-relações no ambiente virtual. Desse modo, procurou-se compreender melhor como a Plataforma pode ser uma aliada na produção e comercialização de alimentos orgânicos e ecológicos providos da agricultura familiar na região do Médio Alto Uruguai, no sul do Brasil, bem como para a ampliação do entendimento da questão da sustentabilidade.
In 2014, a cooperation began between ADMAU and UFSM for the creation of a platform, which brings as a possibility the formal registration of agribusinesses, as well such as the traceability of plant products, in addition to specialized technical support to comply with the legislation, thus ensuring advantages in terms of market competitiveness. With that, the objective of this discussion is to understand the communication strategies of insertion in the digital social networks of the Plataforma Alimentos de Origem, which presents several development potentials for family farmers and consumption for the population in which the project is inserted, analyzing , therefore, the content produced on the service's official profile on Facebook, in 2020, in particular the realization of Lives. Therefore, a quantitative and qualitative analysis is carried out, using the techniques of Social Network Analysis and Content Analysis, interpreting data about posts, interactions and interrelationships in the virtual environment. Thus, we sought to better understand how the Platform can be an ally in the production and marketing of organic and ecological foods provided by family farming in the Médio Alto Uruguai region, in southern Brazil, as well as to increase the understanding of the issue of sustainability.