Resumo

Título do Artigo

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO: UMA PROPOSTA DE MEDIDA DE SATISFAÇÃO
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Palavras Chave

Pessoas com deficiência. Diversidade nas organizações. Satisfação no trabalho. Escalas de Medidas.
Disabled people.Diversity in organizations.Job satisfaction. Measurement Scales.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - vanderleia leal losekann
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Vinicius Losekann
3 - Julio Flores Ilha

Reumo

O tema inclusão social vem se mostrando muito relevante nos estudos acadêmicos, principalmente aqueles que envolvem a discriminação devido à raça, etnia, gênero entre outros, ou seja, aspectos que diferenciam indivíduos e grupos. Neste estudo, o tema inclusão social, será contemplado sob a perspectiva da discussão de uma escala de medida sobre a satisfação no trabalho de pessoas portadoras de deficiência. Nesta pesquisa, de natureza teórico-descritiva, traçou-se como problema de pesquisa, a seguinte questão: Como pode ser adaptada a construção de um instrumento de medida, sobre a satisfação no trabalho de colaboradores com deficiência? Para tanto, foi definido como objetivo geral definir um instrumento de medida tendo em vista a satisfação no trabalho voltado para pessoas com deficiências. Os modelos teóricos utilizados para a adaptação do instrumento de coleta de dados tendo como foco a satisfação no trabalho, qualidade de vida e a percepção dos gestores com relação às concepções acerca da deficiência e o trabalho das pessoas com deficiência em suas organizações bem como suas ações de adequação e das condições e práticas de trabalho realizadas pelas empresas foram: Escala de Satisfação de Siqueira (2008), Modelo de qualidade de vida no trabalho elaborado por Walton (1973) e dos Inventários de concepções de deficiência e de ações de adequação das condições e práticas de trabalho de Carvalho-Freitas (2007). Os resultados apontam a exibição de dois modelos os quais poderão ser utilizados em estudos subsequentes.
The theme of social inclusion has been shown to be very relevant in academic studies, especially those involving discrimination due to race, ethnicity, gender, among others, that is, aspects that differentiate individuals and groups. In this study, the theme of social inclusion will be considered from the perspective of discussing a measuring scale on job satisfaction of people with disabilities. In this theoretical-descriptive research, the following question was outlined as a research problem: How can the construction of a measurement instrument be adapted to the job satisfaction of employees with disabilities? Therefore, it was defined as a general objective to define a measurement instrument with a view to job satisfaction aimed at people with disabilities. The theoretical models used to adapt the data collection instrument focusing on job satisfaction, quality of life and the perception of managers regarding the conceptions about disability and the work of people with disabilities in their organizations as well as their actions of adequacy and work conditions and practices carried out by the companies were: Siqueira's Satisfaction Scale (2008), Quality of life at work model elaborated by Walton (1973) and the Inventories of conceptions of disability and actions to adapt to conditions and work practices by Carvalho-Freitas (2007). The results point to the display of two models which can be used in subsequent studies.