Resumo

Título do Artigo

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: UM DOS POSSÍVEIS CAMINHOS PARA UMA UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL
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Palavras Chave

Desenvolvimento Sustentável, Energia Solar, Universidades
Sustainable Development, Solar Energy, Universities

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Geise Loreto Laus Viega
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Dom Pedrito
2 - Joélio Farias Maia
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
3 - Thiago Antônio Beuron
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Dom Pedrito

Reumo

O mundo globalizado proporciona um aumento de tecnologia que se torna cada vez mais necessário para o desenvolvimento das mais diversas atividades. No entanto, esse cenário causa preocupações, pois a degradação ambiental é visível. Em 2015, a Organização das Nações Unidas – ONU propôs a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e 169 metas, sendo um dos objetivos, o ODS 7, que trata da Energia Acessível e Limpa. Considerando o papel das instituições para o desenvolvimento sustentável, aborda-se neste estudo a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, como uma instituição de ensino superior multicampi e multidisciplinar que está inserida em dez cidades da metade sul do estado do Rio Grande do Sul. No que cabe ao planejamento estratégico, a instituição visa estimular o uso de energias sustentáveis e o atendimento a política nacional de meio ambiente. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas pela UNIPAMPA no que tange a Energia Acessível e Limpa (ODS 7). Para atingir o objetivo proposto. O estudo caracteriza-se por ser de abordagem qualitativa, com caráter descritivo sendo utilizada a pesquisa documental para coleta de dados. Verificou-se que a Universidade Federal do Pampa implantou sistemas solares fotovoltaicos em alguns de seus campi. Dessa forma, os resultados obtidos com essa ação de gestão poderão refletir nas ações de ensino, pesquisa e extensão em prol da conscientização e do desenvolvimento sustentável da comunidade acadêmica e da região a qual a universidade está inserida, assim como, corresponder aos anseios econômicos, sociais e ambientais dos quais as universidades como agentes transformadores devem atender.
The globalized world provides an increase in technology that becomes increasingly necessary for the development of the most diverse activities. However, this scenario causes concern, because environmental degradation is visible. In 2015, the United Nations Organization - UNO proposed the 2030 Agenda, consisting of 17 Sustainable Development Goals - SDGs and 169 targets, one of the goals, SDG 7, which deals with Affordable and Clean Energy. Considering the role of institutions for sustainable development, this study approaches the Federal University of the Pampa - UNIPAMPA, as a multicampus and multidisciplinary higher education institution that is inserted in ten cities in the southern half of the state of Rio Grande do Sul. In terms of strategic planning, the institution aims to encourage the use of sustainable energy and compliance with the national environmental policy. In this sense, this study aims to analyze the actions developed by UNIPAMPA regarding Affordable and Clean Energy (SDG 7). To achieve the proposed objective, the study is characterized by a qualitative approach, with a descriptive character, using documentary research for data collection. It was verified that the Universidade Federal do Pampa has implemented solar photovoltaic systems in some of its campuses. Thus, the results obtained with this management action may reflect in the actions of teaching, research and extension in favor of awareness and sustainable development of the academic community and the region where the university is inserted, as well as correspond to the economic, social and environmental desires that universities as agents of change must meet.