Resumo

Título do Artigo

O SETOR DE ENTRETENIMENTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA: A SUSTENTABILIDADE DE NEGÓCIOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Entretenimento. Pesquisa de Mercado. Pandemia. Novo Negócio.
Entertainment. Market research. Pandemic. New business.

Área

Inovação

Tema

Empreendedorismo Inovador

Autores

Nome
1 - Gabriella Aparecida Souza Soares
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - SIRLEI GLASENAPP
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

O objetivo da pesquisa destinada a estudar a viabilidade de um projeto no ramo de entretenimento, conhecer as necessidades do público-alvo, de maneira a orientar o desenvolvimento de estratégias, estruturadas em planos de ação que possibilitem o atendimento das demandas do setor e, ao mesmo tempo, sejam adequadas às atuais circunstâncias da pandemia da Covid-19. Para o desenvolvimento do trabalho, foi estudado o ramo de entretenimento, partindo-se de um contexto geral ao mais específico. O método utilizado foi a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada através do levantamento Survey, pois buscou-se conhecer o público-alvo através da aplicação de um questionário. Quanto ao projeto, o mesmo caracteriza-se como uma plataforma, denominada ShowLink, que visa a intermediação da contratação de shows e atrações musicais, tendo como diferencial a simplificação do processo de busca por músicos, bandas e DJs, tanto no setor de eventos privados quanto para os empreendimentos que já trabalham com shows musicais. Em contrapartida, a plataforma estará servindo de vitrine para os artistas da região. Como principais resultados, pode-se destacar a viabilidade do projeto, constatada através das respostas obtidas na pesquisa aplicada, além da carência percebida em relação a oferta de um serviço como este, aliada a demanda existente neste setor.
The objective of the research aimed to study the feasibility of a project in the entertainment industry, to know the needs of the target audience, so as to guide the development of strategies, structured into action plans that enable the fulfillment of the sector's demands and, at the same time, are appropriate to the current circumstances of the Covid-19 pandemic. For the development of this work, the entertainment industry was studied, starting from a general context to a more specific one. The method used was descriptive research, with a quantitative approach. The data collection was carried out through a survey, since it was sought to know the target audience through the application of a questionnaire. As for the project, it is characterized as a platform, called ShowLink, which aims at intermediating the hiring of concerts and musical attractions, having as a differential the simplification of the search process for musicians, bands and DJs, both in the private events sector and for enterprises that already work with musical shows. On the other hand, the platform will serve as a showcase for the region's artists. As main results, one can highlight the viability of the project, as evidenced by the answers obtained in the applied research, in addition to the perceived lack in relation to the offer of a service like this, coupled with the existing demand in this sector.