As últimas décadas vem sendo marcadas por demandas de diversos grupos em torno de ama agenda mais sustentável, nas três dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental. O combate à desigualdade e redução do consumo de recursos naturais, estes por serem finitos, vem questionando as trocas baseadas exclusivamente no preço. A realização de um Feirão de Trocas combina com essas demandas e contribui para reduzir a grande quantidade de resíduos sólidos produzida e descartada no mundo diariamente. Então, entre os objetivos deste projeto esteve a realização do Feirão de Trocas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSul, campus Venâncio Aires-RS. O presente estudo iniciou com ampla pesquisa bibliográfica em livros e levantamento de outras pesquisas sobre essas práticas. Tudo com a intenção de promover uma educação e cidadania ambiental a partir de uma experiência prática. O evento consistiu em promover um espaço onde as pessoas pudessem trocar itens particulares, como roupas e calçados. Para tanto foi preciso definir as formas de divulgação, público alvo, datas, local e todos os detalhes envolvendo o evento. A análise dos resultados foi obtida por meio da aplicação de um questionário envolvendo questões de múltipla escolha e abertas. A técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo, que conforme preceitua Bardin (2009), é uma técnica metodológica aplicável a discursos variados e às formas de comunicação, independente do suporte. Foi possível perceber que a cidadania ambiental através da realização do Feirão de Trocas pode contribuir para a construção de uma nova geração de cidadãos conscientes sobre seus deveres e direitos possibilitando compreender suas responsabilidades, para que suas futuras escolhas sejam tomadas com consciência promovendo a emancipação do cidadão reflexivo e crítico. Mais ainda: muitas pessoas de baixo poder aquisitivo foram beneficiadas.