Este projeto visa investigar, analisar e socializar práticas de acessibilidade (recursos tecnológicos, materiais pedagógicos e possibilidades comunicativas), de modo que, por meio de experiências, seja suscitado o desenvolvimento de produções acessíveis. Nesta pesquisa exploratória, procedimental e metodologicamente, são realizadas: a. Pesquisa bibliográfica (livros e internet); b. Entrevistas virtuais com professores de um Instituto Federal; c. Análises e socializações de estudos; d. Construção experimental de produções acessíveis. Considerando as atividades não presenciais já desenvolvidas, apresentam-se os seguintes resultados: 1. As entrevistas realizadas estão em processo de análise com base em referenciais do campo da Educação Especial; 2. No âmbito da construção experimental de produtos acessíveis, foi desenvolvido um jogo para deficientes visuais; 3. Quanto aos recursos de acessibilidade comunicacional, em página institucional, são veiculadas informações com uso de descrição de imagens; 4. No que diz respeito aos recursos tecnológicos, a utilização de assistentes virtuais (Alexa e Google Nest) está sendo construída; além disso, a produção de tabelas informativas indica seus possíveis usos em sala de aula, observando-se custo, público-alvo e modos de acesso. Também a maioria dos recursos tecnológicos investigados são gratuitos (60% executáveis em smartphones e disponíveis na App Store ou Play Store, 25% executáveis em computadores e 15% tem versões para smartphones e computadores); em relação a necessidades específicas dos usuários, 60% dos recursos tecnológicos pesquisados são destinados a pessoas com deficiência visual, 25% a pessoas com deficiência auditiva, sendo os demais indicados para pessoas deficiência física (sensibilidade nas mãos), síndrome de Down e dificuldade de fala. Em geral, observa-se que esta pesquisa, por meio do conhecimento produzido e socializado, dá condições para a promoção da inclusão de pessoas com deficiência.