Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O PERFIL DE CLIENTE DE UM RESTAURANTE E A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AOS SERVIÇOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Importância Atribuída; Clientes; Restaurantes; Teste qui-quadrado, Análise de Correspondência.
Attributed Importance; Customers; Restaurants; Chi-square test; Correspondence Analysis

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Fernando de Jesus Moreira Junior
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Estatística
2 - Angela Pellegrin Ansuj
-
3 - José Renê de Oliveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGEP
4 - Nicásio Gouveia
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE

Reumo

O objetivo desse trabalho foi analisar a associação entre o perfil de cliente de um restaurante em Santa Maria – RS, segundo sua rotina de refeição e a importância atribuída à 28 itens do restaurante, por meio da análise estatística do teste qui-quadrado e da análise de correspondência. Os clientes foram convidados a responder um questionário para atribuir o grau de importância com relação a 28 itens, segundo uma escala likert. Os resultados das análises mostraram que, das 28 variáveis analisadas, apenas 6 apresentaram associação com o perfil do cliente, segundo o tipo de refeição que costuma fazer no restaurante. Foram encontradas associações estatisticamente significativas com os seguintes itens: estacionamento, apresentação e identificação dos pratos, preço cobrado, rapidez no pagamento, iniciativa dos atendentes e disponibilidade dos garçons no atendimento.
The objective of this study was to analyze the association between the customer's profile of a restaurant in Santa Maria, RS, according to its meal routine and the attributed importance to the 28 restaurant items, through the statistical analysis of the chi-square test and the correspondence analysis. Customers were asked to answer a questionnaire to assign the degree of importance with respect to 28 items, according to a likert scale. The results of the analyzes showed that, of the 28 variables analyzed, only 6 were associated with the customer's profile, according to the type of meal that he usually does in the restaurant. Statistically significant associations were found with the following items: parking, presentation and identification of the food dishes, price practiced, speed of payment, initiative of the attendants and availability of waiters in attendance.