Resumo

Título do Artigo

ADESÃO DO CONSUMIDOR SANTAROSENSE AO E-COMMERCE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Varejo. E- commerce. Transações. Consumo.
Retail. E-commerce. Transactions. Consumption.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Raqueli Fernanda kreutz
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Santa Rosa/RS
2 - NUVEA KUHN
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - SANTA ROSA
3 - Claudio Edilberto Höfler
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Campus Santa Rosa
4 - Luiz Ariel de Oliveira Tibola
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Campus Santa Rosa

Reumo

As compras por meio do e-commerce estão crescendo e atingindo uma parcela significativa da população, vislumbra-se uma mudança de comportamento por parte dos consumidores quanto a esta modalidade de compra. Este estudo teve como objetivo analisar a adesão do consumidor santarosense ao e-commerce identificando o perfil dos consumidores e seu comportamento de consumo. O estudo é de uma abordagem quantitativa, no qual foram aplicados 123 questionários aos consumidores do município de Santa Rosa, localizado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, no período de 17 de julho a 25 de agosto de 2017. Observou-se que o perfil dos entrevistados foram em sua maioria do gênero feminino, 59%. Maioria dos consumidores virtuais se situam com faixa etária de 15 a 34 anos. Como resultados, observou-se que maioria dos entrevistados já utilizam este canal de compra entre 1 a 5 anos. Um percentual de 28% dos entrevistados afirmaram realizar compras mensalmente. Para 69% o fator motivador predominante para a realização das compras é o preço. Os setores com maior adesão elencados pelos consumidores foram: eletrônicos, livrarias, eletrodomésticos, e moda e acessórios.
The shopping through e-commerce is growing and reaching a significant portion of the population, there is a change of behavior on the part of consumers regarding this modality of purchase. This study aimed to analyze the santarosense consumer's adherence to e-commerce, identifying the profile of consumers and their consumption behavior. The study is a quantitative approach in which 123 questionnaires were applied to consumers in the municipality of Santa Rosa, located in the northwest region of the state of Rio Grande do Sul, from July 17 to August 25, 2017. It was observed that the profile of the interviewees were mostly female, 59%. Most virtual consumers are aged between 15 and 34 years. As a result, it was observed that most interviewees already use this purchase channel between 1 and 5 years. A percentage of 28% of respondents said they made monthly purchases. For 69%, the predominant motivating factor for the purchase is price. The sectors with the highest adhesion among consumers were electronics, bookstores, household appliances, and fashion and accessories.