Resumo

Título do Artigo

A PERFORMANCE DAS FRANQUIAS NO BRASIL ENTRE 2013-2016 E A INTERNACIONALIZAÇÃO DE FRANQUIAS BRASILEIRA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Brasil, crescimento econômico, franquias, internacionalização.
Brazil, economy growth, franchising, internationalization.

Área

Estratégia

Tema

Estratégia de Inserção Internacional

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Rafael Carini
-
2 - juliana menna barreto
Universidade de Passo Fundo - Feac

Reumo

Em 2016, o Brasil foi considerado o sexto país do mundo com o maior número de unidades de franquias em seu território. Apesar das grandes marcas internacionais serem responsáveis pela fama mundial, o mercado de franquias no Brasil é composto, em sua maioria, por redes de origem nacional. As empresas brasileiras ainda estão em processo de expansão quanto à internacionalização de suas marcas, estando atualmente presentes em 61 países. O artigo pretende discutir a performance econômica das franquias no Brasil no período de 2013 a 2016 e a capacidade de internacionalização de marcas brasileiras. A pesquisa metodológica analítico-descritiva possibilitou a discussão do sistema de franquias no Brasil em forma de gráficos, objetivando-se demonstrar a evolução do segmento nos últimos anos perante a oscilação da economia.
In 2016, Brazil was considered the sixth country in the world with the largest number of franchise units in its territory. Although the major international brands are responsible for world fame, the franchise market in Brazil is mostly structured of national origin franchising companies. Brazilian companies are still in the process of expanding their brands to the international market, and are now present in 61 countries. The article intends to discuss the economic performance of franchises in Brazil from 2013 to 2016 and the capacity of internationalization of Brazilian brands. The analytical-descriptive methodological research enabled the discussion of the franchise system in Brazil in the form of graphs, aiming to demonstrate the evolution of the segment in the past years in front of the oscillation of the economy.