Resumo

Título do Artigo

CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
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Palavras Chave

Consórcio de exportação. Exportação. Globalização. Internacionalização.
Export Consortium. Export. Globalization. Internationalization.

Área

Estratégia

Tema

Estratégia de Inserção Internacional

Autores


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Nome
1 - Éric Vinicius Mossato
-
2 - juliana menna barreto
Universidade de Passo Fundo - Feac

Reumo

Resumo: Vários são os fatores que podem influenciar a decisão de uma empresa a iniciar operações internacionais e também importante é a escolha de ingresso nos mercados externos. Uma das formas de ingressar no comércio exterior é por meio da formação de consórcio de exportação o qual é uma associação de empresas que objetivam viabilizar as vendas em mercados estrangeiros. Dessa forma, este trabalho orienta-se pelo questionamento: O consórcio de exportação é uma alternativa estratégica para viabilizar as exportações dos produtos de micro e pequenas empresas? Para responder a pergunta será discorrido sobre a formação de consórcios de exportação de empresas dos portes supracitados, o que se torna uma efetiva alternativa para o ingresso destas no mercado internacional. Isso se dá em razão de que o consórcio surge com o intuito de trabalhar coletivamente em prol de objetivos comuns, além de maximizar os resultados em produção/qualidade, vendas, exportações, entre outros aspectos. Com este estudo objetiva-se, de modo geral, constatar se o consórcio de exportação viabiliza a comercialização dos produtos ao exterior pelas micro e pequenas empresas. Busca-se também pesquisar junto a APEX-BRASIL e SEBRAE os resultados dos consórcios de exportação brasileiros.
There are a number of factors that can influence a company's decision to start international operations, and also important is the choice of entry into foreign markets. One of the ways to join the foreign trade is through the formation of an export consortium which is an association of companies that aim to enable sales in foreign markets. Thus, this work is guided by the question: Is the export consortium a strategic alternative to enable exports of micro and small enterprise products? To answer the question will be discussed on the formation of export consortia of companies of the aforementioned sizes, which becomes an effective alternative for the entry of these in the international market. This is due to the fact that the consortium arises with the intention of working collectively in pursuit of common objectives, in addition to maximizing the results in production / quality, sales, exports, among other aspects. This study aims to ascertain, in general, whether the export consortium allows the marketing of products abroad by micro and small companies. It also seeks to research with APEX-BRASIL and SEBRAE the results of the Brazilian export consortia.