Resumo

Título do Artigo

AGREGANDO VALOR POR MEIO DA GESTÃO DE COMPRAS: UMA ANÁLISE DAS MICROEMPRESAS DO SETOR DE VESTUÁRIO EM JÚLIO DE CASTILHOS-RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de compras; suprimentos; fornecedores; microempresas; vestuário
Purchasing management; supplies; Providers; micro-enterprises; clothing

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Aletéia de Moura Carpes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
2 - juliara oliveira
-
3 - Gustavo Lau Druzian
Universidade Franciscana - UFN - Administração
4 - André Costa Caetano
Universidade Franciscana - UFN - Administração
5 - Soraya de Souza Soares
Universidade Franciscana - UFN - Conjunto 3
6 - Valéria Rodrigues Lameira
Universidade Franciscana - UFN - Campus III

Reumo

No âmbito empresarial, agregar valor é concentrar todos os esforços necessários para que a organização desempenhe com eficiência suas atividades e alcance seus objetivos. Neste sentido, o objetivo desse estudo é investigar de que forma as microempresas do setor de vestuário de Júlio de Castilhos agregam valor por meio da gestão de compras. Este estudo é considerado uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, a partir do modelo proposto por Caczmareki (2008) foram realizadas entrevistas com 5 lojistas das microempresas de Júlio de Castilhos-RS, e as informações foram interpretadas a partir de uma análise de conteúdo. Além de um paralelo entre a gestão de compras de cada empresa, foi apresentada a nuvem de palavras originada pelo software NVIVO 11. Dentre os principais resultados, destaca-se de que forma a gestão de compras é gerenciada pelas microempresas, quando administrada de forma eficiente torna-se uma atividade essencial para o sucesso nos negócios, verificou-se também impasses no processo de compras em relação a prazos de fornecedores, previsões de demanda, concorrência e administração de estoques. A análise proposta poderá permitir uma elaboração de cenários sobre os desafios que o mercado impõe as empresas, e os lojistas poderão reconhecer suas principais dificuldades na gestão.
In the business field, adding value is to concentrate all the efforts necessary for the organization to efficiently carry out its activities and reach its objectives. In this sense, the objective of this study is to investigate how Júlio de Castilhos' clothing sector micro-enterprises add value through purchasing management. This study is considered a qualitative exploratory research that was carried out through semi-structured interviews. Based on the model proposed by Caczmareki (2008), interviews were conducted with 5 tenants of Júlio de Castilhos-RS microenterprises, and the information was interpreted as from a content analysis. In addition to a parallel between the purchasing management of each company, the word cloud was presented by NVIVO 11 software. Among the main results, it is highlighted how the management of purchases is managed by micro-enterprises, when managed efficiently becomes an essential activity for business success, there were also deadlocks in the purchasing process regarding supplier deadlines, demand forecasts, competition and inventory management. The proposed analysis may allow the elaboration of scenarios on the challenges that the market imposes on companies, and the tenants will be able to recognize their main difficulties in the management.