Resumo

Título do Artigo

PESQUISA EM MARKETING DIGITAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estudo Bibliométrico, Marketing Digital, Marketing
Bibliometric Study, Digital Marketing, Marketing.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Gustavo de Souza Carvalho
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Servidor da Editora UFSM e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas
2 - Daniel Arruda Coronel
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Reumo

O presente estudo investigou as principais características das publicações sobre o tema marketing digital, bem como identificou os principais autores da área, as instituições, os países e as áreas de conhecimento que mais publicam sobre o tema. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa bibliométrica na base de dados Scopus, no período de 2007 a 2017. O estudo também abordou conceitos e origens de marketing e marketing digital. Os resultados demostraram que as áreas que mais publicam acerca de marketing digital são Negócios, Gestão e Contabilidade, em revista e cadernos de Administração e Marketing e Ciências Sociais, e em revista e cadernos de Comunicação. Além disso, foi possível identificar que o tema marketing digital tem maior representatividade em inglês, tendo em vista que os resultados na base Scopus para a expressão “digital marketing”, como é conhecida em inglês, retornaram 197 artigos, ao contrário da expressão “marketing digital”, como é conhecida em português e em espanhol, que retornou poucos estudos e, dessa forma, não foi contemplada no estudo.
The present study investigates the main characteristics of the publications about the digital marketing theme, as well as identifies the main authors of the area, the institutions, countries and the areas of knowledge that publish the most about the theme. In this sense, it was performed a bibliometric research in the Scopus database, in the period from 2007 to 2017. The study also approached some concepts and origins of marketing and digital marketing. The results demonstrated that the areas that publish the most about digital marketing are Business, Management and Accounting, in magazines and booklets of administration and marketing and Social Sciences, in magazines and booklets of communication. Besides that, it was possible to identify that the digital marketing theme has greater representativeness in English, having in mind that the results in the Scopus base for “digital marketing”, as it is known in English, returned 197 papers, on the contrary, for the expression “marketing digital”, as it is known in Portuguese and Spanish, which returned few studies and thus it was not contemplated in the study.